Significado dos Sonhos

Sonhar com rato branco: o que quer dizer?

Em geral, sonhar com rato branco possui dois caminhos principais para a interpretação do seu significado. A maneira tradicional, aplicada à maioria dos sonhos com elementos somatórios, é utilizar a interpretação dos dois conceitos apresentados no sonho: por um lado, o imaginário dos ratos, pequenos seres considerados pestes indesejadas, que vivem nos submundos desprezados por nós; do outro, a cor branca, que pode indicar, neste caso, a inocência, a falta de compreensão e, até mesmo, a não periculosidade.

A outra maneira de interpretar o que significa sonhar com rato branco é partir do rato branco como uma unidade interpretativa única. Essa cor específica de ratos costuma ser associada a testes em laboratórios. Os ratos que servem como cobaias costumam ser brancos para a melhor observação de certos resultados, e essa construção no imaginário é muito forte.

Por isso, interpretar o que significa sonhar com rato branco é um exercício que exige uma compreensão razoável do estudo dos sonhos, mas – sobretudo – de quais situações você está passando neste momento. Só assim é possível entender o que significa, de fato, este tipo de sonho em adequação à sua vida:

Representação dos pequenos incômodos da vida

Em geral, um rato não costuma ser considerado o maior problema da vida de alguém. Isso não significa, no entanto, que se trate de um problema que as pessoas ignorem. Por isso, a imagem de um rato geralmente é associada aos pequenos problemas que ocorrem em nossas vidas, mas que precisam ser resolvidos.

Em alguns casos, sonhar com rato branco oferece a ideia de que eles não são potencialmente ofensivos, por estarem menos associados aos animais vindos dos esgotos. Neste caso, tornam-se problemas ainda menores, mas que mesmo assim buscamos resolver o quanto antes.

Símbolo da insalubridade

Mesmo que ratos brancos não sejam os mais assustadores para a maior parte das pessoas, ainda assim são animais tipicamente associados com doenças. A presença de ratos, em nossos sonhos, pode indicar que frequentamos locais ou estamos em contatos com pessoas que são potencialmente nocivas para nós mesmos.

Algo aparentemente inofensivo, mas perigoso

Tradicionalmente, a ideia de rato é a de um inimigo, algo que deve ser combatido. A relação entre homens e ratos sempre foi curiosa: somos obviamente capazes de caçar e matar ratos, mas isso não impede que eles transmitam doenças das mais diversas maneiras possíveis.

Em especial, a cor branca tende a indicar algo asséptico, raramente associada a doenças. Sonhar com rato branco, neste sentido, pode ser a representação de algo ou alguém que não aparenta ser um risco, mas na verdade o é.

Representação de uma cobaia

No imaginário popular, o rato branco é o espécime tipicamente associados a testes de laboratórios. Exatamente por isso, sua representação pode não estar associada às intepretações que normalmente ligamos à presença de ratos, estando mais próxima a ideia de uma cobaia, alguém que funciona apenas para testes.

Neste caso, é comum que sonhar com rato branco seja a representação de alguém – em alguns casos, de nós mesmos – que só existe para saciar a curiosidade de seres mais poderosos. Neste caso, a curiosidade também pode ser metafórica, sendo substituível por ganância, desejo ou crueldade. Trata-se de um sonho especialmente comum por pessoas que sentem-se muito desgastadas e que não percebem um propósito claro em seu esforço diário.