Significado dos Sonhos

Sonhar com prato quebrado: o que quer dizer?

Sonhar com prato quebrado permite uma interpretação bastante interessante a respeito do pessimismo e dos aspectos negativos que você enxerga no desenvolvimento de sua própria vida. Em primeiro lugar, um prato quebrado é uma coisa sem nenhum valor utilitário: indica que existe algo em pedaços, inutilizável em sua vida.

Por outro lado, sonhar com prato quebrado é uma representação muito característica dos anseios e preocupações que você tem em relação a “manter as coisas no lugar”. Enquanto isso, algumas pessoas podem avaliar que a temática reflete algo alegre, espalhafatoso – assim como a cultura popular referencia em algumas celebrações.

Compreenda quais as possíveis interpretações a respeito do assunto, e determine quais delas são mais adequadas para o atual contexto de sua vida:

Incapacidade de continuar evoluindo

Quando pensamos em comida, durante um sonho, é muito comum que a primeira associação seja relacionada à ideia de nutrição física. Metaforicamente, no entanto, essa nutrição pode dizer respeito à capacidade de manter uma evolução espiritual ou intelectual.

Sonhar com prato quebrado, neste sentido, sugere que o alimento não pode mais ser servido em seu prato. Significa dizer, em outras palavras, que seu crescimento e sua busca por desenvolvimento foi interrompido, pois você não tem mais de onde tirar tal alimento. Trata-se de uma alusão ao sentimento de não estar evoluindo mais em relação aos seus objetivos.

Um relacionamento que acabou

Sonhar com prato quebrado é uma imagética que reúne símbolos muito típicos de representação de um relacionamento rompido. O prato é um elemento circular, sugerindo a continuidade esperada em um relacionamento (da mesma forma que uma aliança simboliza a mesma característica.

Quando este círculo é rompido, com a quebra do prato, há uma interrupção na ideia de continuidade – uma referência a um relacionamento que não é mais duradouro, chegando ao seu fim. Neste sentido, sonhar com prato quebrado pode ser tanto a percepção de que seu relacionamento está prestes a acabar, quanto uma forma de refletir sobre alguma relação que já se encerrou.

Comemorações efusivas

Na cultura popular, é comum associarmos festas gregas – especialmente de casamento – à quebra de pratos e outras louças. O mesmo tipo de comemoração é presente em outros tipos de culturas, em contextos diferentes de celebração.

Como a prática não faz parte da cultura brasileira, de forma geral, é normal considerarmos essa comemoração “espalhafatosa”, sugerindo algo muito feliz, que merece uma celebração que beira a excentricidade. Neste caso, a quebra de pratos sugere algo muito bom que precisa ser comemorado em sua vida.

Mau presságio sobre sua vida

Em geral, a quebra de itens é considerada um sinal de mau presságio e de pessimismo em relação ao futuro, em um sonho. Trata-se da ideia de que as coisas parecem prestes a se romper, incapazes de manter as boas características de sua vida.

Sensação de que você não consegue manter inteiras as coisas em sua vida

Por vezes, sonhar com prato quebrado sugere que você se sente pessimista em relação à sua própria capacidade de “manter as coisas no lugar”. Quando a imagem é recorrente, isso pode sugerir que você está constantemente causando problemas em prejuízos para a sua própria vida, indicando que você passa por problemas graves de autoconfiança.