Significado dos Sonhos

Sonhar com praia: o que significa?

Sonhar com praia é um dos temas mais comuns no imaginário popular durante o sono. Na verdade, o tema é tão comum que uma série de diferentes simbologias e interpretações podem ser atribuídas ao tema, o que não ajuda muito na hora de dar uma resposta definitiva. Por outro lado, pode-se investigar profundamente o que significa este sonho, com  todos os elementos que o complementam.

Em geral, sonhar com praia envolve elementos bastante indicativos de nossas emoções: água, clima, ventos, paisagens abertas e, até mesmo, a existência ou não de companhias no local. Por isso, é importante considerar não apenas a praia em si, mas todas as outras características presentes no sonho.

A praia, em geral, consiste na água como seu principal elemento. Apenas ela seria suficiente para fazer várias interpretações de suas emoções ao sonhar. Há, no entanto, várias outras características que merecem atenção e devem receber um cuidado significativo ao serem tratados. Confira:

O significado a água ao sonhar com praia

Ao sonhar com praia, você necessariamente estará incluindo a água em seus sonhos. Na maior parte das vezes, a água representa seu subconsciente: trata-se de algo líquido e fluido, capaz de receber influências externas, mas que não pode ser totalmente controlado.

Por isso, dar atenção à água é um dos primeiros passos para interpretar este sonho. Quando a água está calma e limpa, indica que suas emoções estão sob controle, com poucos conflitos. Quando está turva e muito turbulenta, com grandes ondas que não formam um bela paisagem, isso pode indicar conflitos, tristeza e ansiedade.

Nestes casos, a cor da água e o quão calma ela está são especialmente importantes. A grande vantagem de sonhar com praia, neste sentido, é que é um dos terrenos que exige menos esforço do cérebro para formular diferentes estados do mar (diferente de uma piscina, por exemplo, que tende a ser mais calma quase sempre).

A relação entre a areia e a água

Outra interpretação bastante comum que é levada em consideração ao sonhar com praia é a relação entre a areia e a água. A areia, na maior parte dos casos, é a terra onde pisamos, o mundo físico, como na expressão “pés no chão”. A água, como já mencionado, é o mundo das emoções.

Por isso, a comparação entre a areia e a água pode indicar uma série de coisas. Se você enxerga uma areia feia ou que parece pouco convidativa e está em um mar tranquilo, isso indica que você possivelmente sente que o mundo é mais inóspito para você. Se é o contrário, pode ser que suas emoções estejam mais abaladas por motivos internos.

O clima da praia

O clima é algo muito significativo nas simbologias dos sonhos. Sonhar com praia está, por óbvio, diretamente relacionado à ideia de sonhar com um clima específico. O clima quase sempre representa seus sentimentos em relação ao mundo externo – em outras palavras – diz respeito à sua interpretação sobre o que há fora de você.

Se o clima está chuvoso, melancólico ou cheio de raios e trovões, não significa que os seus sentimentos estão com problemas (diferentemente do que ocorre com água turva e turbulenta), mas que seu exterior está instável e problemático. O clima é algo que independe de nós, e nos obriga a viver sob suas condições.

A hora do dia

Sonhar com praia pode ter significados muito diferentes a depender da hora com a qual você sonha. Geralmente associamos praia a momentos diurnos, com sol e descanso. Este é um contexto muito diferente do litoral frio, com vento e pouca iluminação, durante a noite. Em outras palavras, pode-se entender uma contradição, a depender da hora do dia e suas associações mais comuns com o contexto de praia.