Significado dos Sonhos

Sonhar com poço: o que quer dizer?

Embora possa parecer uma temática esquisita e pouco representativa, sonhar com poço pode dizer muito a respeito de seus sentimentos e de seu estado emocional. Cada vez menos comum na realidade da maior parte dos brasileiros, poços são profundos buracos estruturados, de onde se pode retirar água potável.

Como você já deve saber, a água é uma representação muito tradicional de nosso subconsciente e de nossas emoções. Isso significa que um sonho com essa temática é uma típica representação da maneira como interagimos com nossas emoções e – sobretudo – da dificuldade de acesso a elas.

Quanto mais profundo ou inacessível for um poço, mais dificuldade o sonho parece sugerir que você possui para lidar com aquilo que sente. Por isso, é importante levar em consideração como você se sente em relação aos seus sentimentos e, a partir disso, avaliar as seguintes interpretações de sonhar com poço:

Representação de seus sentimentos mais profundos

Um poço armazena a água em suas profundezas. Não à toa, é necessário utilizar um balde ligado a uma corda de grande comprimento para ter acesso a essa água. Sonhar com poço indica, portanto, que você está buscando interagir com essas emoções que ficam guardadas nas profundezas de sua consciência.

Muitas vezes, é a representação de sentimentos com os quais você raramente lida, e que possui grande dificuldade de trazer para a “superfície” de sua vida consciente.

Busca por respostas em seu subconsciente

Outra interpretação comum de sonhar com poço está ligada à ideia de que você está disposto a passar pelo trabalho de jogar um recipiente até o fundo do dispositivo para “buscar” a água que representa seu subconsciente.

Isso significa que você está buscando por respostas, tentando encontrar algo que satisfaça você e diga mais a seu respeito – sobretudo em relação aos seus sentimentos ou a memórias há muito escondidas.

Memórias ou emoções reprimidas sendo trazidas à tona

Aquilo que enterramos nas profundezas de nossa consciência geralmente são situações difíceis ou traumáticas pelas quais passamos. Quando queremos trazer elas de volta à superfície, é difícil, trabalhoso e doloroso.

Buscar algo no poço para trazer para você é algo muito significativo no sentido de retomar emoções e memórias. O fato de você conseguir ou não buscar esse material no poço, ou simplesmente não encontrar nada, também representa muito sobre seu próprio estado emocional.

Representação de dificuldades

Sonhar com poço é uma clara referência às dificuldades típicas na vida de qualquer pessoa. Um poço é de difícil acessibilidade, principalmente em comparação às opções disponíveis atualmente, com todo o sistema hidráulico existente nas casas e nas cidades.

Além disso, poços secam, podem estar sem um recipiente capaz de captar a água, podem estar contaminados ou simplesmente fechados para o acesso de quem precisa buscar algo em seu interior.

Cair em um poço

Cair em um poço é outra temática muito clara no imaginário popular. Não à toa, a expressão “cair no fundo do poço” é muito representativa para todas as pessoas. Para a maior parte de nós, isso indica estar no pior estágio de nossas vidas, em um pouco m que é impossível estar pior.

Se você sonhar com poço nesse sentido, o significado é bastante evidente, indicando a terrível situação pela qual sua vida passa. Outras pessoas que estejam no fundo desse posso podem indicar pessoas que precisam de sua ajuda, e que você não percebe em sua vida desperta.