Significado dos Sonhos

Sonhar com piolho na cabeça: o qual o significado?

Para muitas pessoas, sonhar com piolho na cabeça pode ser a lembrança de algum momento desagradável da vida em que estes pequenos animais infestaram seus cabelos. Para várias outras, no entanto, a ideia de piolho pode ser mais próxima a metáforas também associadas a pulgas, carrapatos ou sangue-sugas: a ideia de um parasita que vive daquilo que consegue extrair dos outros.

Por isso, sonhar com piolho pode ter uma série de significados bastante interessantes e poderosos sobre qual é a situação pela qual você passa na vida. Muitas vezes, este tipo de sonho faz referência a alguém que você considera ter um comportamento parasitário, ou a alguém que é simplesmente um incômodo.

Em várias outras ocasiões, sonhar com piolho na cabeça está mais associado à formação de outros aspectos que passam e habitam sua cabeça, e – não raras vezes – são incômodos. É o caso de pensamentos, emoções ou, até mesmo, a dificuldade de pensar claramente sobre algo.

Por isso, é importante considerar qual o contexto pelo qual você passa em sua vida atual e, sobretudo, qual o tipo de situação que leva você a sonhar com piolho a partir das interpretações tradicionalmente utilizadas para o tema:

Representação de pensamentos que estão em sua cabeça

Assim como piolhos, pensamentos são algo que giram em torno de nossa cabeça. Obviamente, a relação entre uma coisa e outra em nosso imaginário é muito distinta, mas este tipo de representação ou trocadilho é algo feito com muita frequência pela nossa mente durante os sonhos. O mesmo pode ser dito a respeito de dentes, por exemplo, que muitas vezes representam palavras ditas por nós mesmos.

Em geral, a associação entre sonhar com piolho na cabeça e estrar com pensamentos nela é de que estes pensamentos são tão incômodos quanto estes pequenos animais. Por isso, é um sonho bastante comum em momentos de ansiedade ou confusão.

Dificuldades de pensar claramente

Outra forma de associação entre piolhos e os nossos pensamentos está na ideia de que os piolhos ficam sobre nossa cabeça causando desconforto e sensações problemáticas. Em outras palavras, eles são problemas que existem sobre nossa cabeça, e atrapalham tudo que está nela.

Metaforicamente falando, eles podem ser compreendidos como o motivo que leva a termos dificuldades de pensar com clareza. Obviamente, não são os piolhos que atrapalham nossos pensamentos, e é necessário compreender qual o fator de nossa vida que estes animais representam, de forma prática.

Representação de alguém parasitário

Sonhar com piolho na cabeça pode ser uma referência a alguém que age como um piolho, ou seja: vive às custas dos esforços alheios e sempre fica em torno destas pessoas para sugar mais e mais. Em geral, temos a sensação de desprezo em relação a essas pessoas, assim como temos em relação aos piolhos.

Neste sentido, sonhar com piolho na cabeça pode ser tanto uma acusação inconsciente para outras pessoas, quanto o indicativo de que você se sente explorado por outras pessoas que parecem querer tirar proveito de você de várias maneiras distintas.

Indicativo de uma pessoa incômoda mas irrelevante

Embora piolhos possam são um verdadeiro incômodo, eles não são – de maneira geral – muito perigosos ou relevantes em praticamente nenhum aspecto. Geram desconforto, incômodo estético e, até mesmo, algum constrangimento, mas não são capazes de efetivamente estragar a vida de alguém de forma definitiva.

Por isso, a associação entre alguém e os piolhos, em nossos sonhos, indica que uma pessoa é incômoda e que não a desejamos em nossas vidas, mas que ela não oferece nenhum tipo de risco efetivo para nós mesmos. Desta maneira, a ideia geral é de desconforto com alguém insignificante.