Significado dos Sonhos

Sonhar com pimenta: qual o significado?

Sonhar com pimenta não é algo exatamente comum entre os sonhos, mas está longe de ser uma temática rara ou difícil de ser analisada. Por ser algo bastante específico, o imaginário dos possíveis significados de pimenta para a maior parte das pessoas e seus referenciais simbólicos costumam ser suficientemente definidos para um interpretação assertiva.

Obviamente, para isso, é necessário compreender quais são os seus referenciais sobre pimenta. Para algumas pessoas, trata-se de um tempero delicioso que precisa estar presente em todas as comidas. Para várias outras, é algo de que se tem aversão. Não há dúvidas de que a forma como você interpreta o ingrediente em sua vida desperta influencia no seu significado durante os sonhos. Isso é algo que sempre precisa ser levado em consideração para a obtenção de uma análise adequada.

Além de contextualizar individualmente o significado do ingrediente, é necessário considerar que uma pimenta raramente será elemento central de um sonho. Por isso, importante compreender que suas interpretações devem ser somadas aos demais elementos que fazem parte da composição geral deste imaginário.

Adicionar tempero ou apimentar algo

Na língua portuguesa, há uma expressão bastante difundida que é a de “apimentar a relação”. Na maior parte das vezes, essa figura de linguagem é interpretada como uma referência a questões sexuais de um casal, uma oposição à monotonia e à falta de estímulos.

A imagética de “apimentar algo” na vida, de maneira metafórica, pode funcionar para várias outras coisas, e é uma referência visual bastante possível para seu sonho indicar algo tipo de tédio ou desencanto pelo qual você passa na vida desperta que precise ser “apimentado”.

Temperamento forte ou raivoso

Outra imagética bastante associada à pimenta é à do calor. O calor, por sua vez, tende a ser associado com a fúria, a raiva. Por isso, é comum que sonhos que incluam uma pessoa alimentando-se diretamente de pimentas represente alguém feroz, raivoso. Metaforicamente, a pessoa pode ser uma referência a alguém que esteja até mesmo se abastecendo de raiva para, só então, “explodir”.

Indicativos sobre a sua alimentação

Em alguns casos um pouco mais raros, sonhar com pimenta pode ser um indicativo sobre algo em sua alimentação. Neste caso, a pimenta não é algo literal, mas um destacador – assim como vários outros temperos podem funcionar da mesma forma.

A pimenta pode ser uma referência a algo que você deva ou não deva comer com mais frequência, ou hábitos que deve evitar. Quem recém iniciou uma dieta por problemas de saúde, por exemplo, pode sonhar que seu refrigerante foi totalmente apimentado, o que demonstra que este item passou a ser considerado algo “ruim”, que não pode mais ser consumido.

Influência de fatores externos

Existem vários casos reportados de pessoas que começaram a sonhar com pimenta em função de alguma influência que ocorria externamente a seu sonho, no mundo desperto. Pessoas que dormiam no sol, por exemplo, estão entre as mais afetadas por este tipo de imaginário.

A formação dessa ideia é bastante simples. Assim como muitas pessoas sonham que precisa urinar enquanto efetivamente querem fazer isso no mundo físico, ou sonham com algum problema nos dentes quando os dentes estão doendo, é possível que situações de muito calor resultem em um associação com a sensação mais comum de uma pimenta: a ardência exagerada.