Significado dos Sonhos

Sonhar com picada de cobra: o que quer dizer?

Sonhar com picada de cobra é o tipo de sonho que, inerentemente, já inclui interpretações conjuntas. Por um lado, é necessário levar em consideração o ataque de um animal – que é uma picada, uma violência. Picadas indica uma forma sorrateira de violência. A pessoa picada não é subjugada ou dominada – é simplesmente atacada.

Cobras, por sua vez, possuem uma série de características próprias que rendem interpretações bastante ricas e interessantes sobre os possíveis significados em questão. Elas podem representar um risco ou algo poderoso, mas também podem ser a representação de uma personalidade mentirosa que ataca e gera problemas.

É por todas essas características que é bastante improvável dar um significado único para o que significa sonhar com picada de cobra sem contextualizar as situações pelas quais você passa no momento, e quais são os elementos adicionais do sonho.

Por isso, separamos todas as interpretações mais tradicionais dos significados de picada de cobra em sonhos para que você possa considerar quais delas são mais coerentes de acordo com a situação atual pela qual sua vida passa:

Possíveis interpretações aos moldes de Jung

O famoso psicanalista Carl Jung considerava que sonhos com cobras eram uma representação de mudanças e transformações na vida de alguém. Para o autor, a ideia de que uma cobra troca sua pele de tempos em tempos a transforma em um ícone metafórico da auto-transformação.

Partindo deste pressuposto, se a cobra representa a transformação, receber a picada de uma cobra pode ter duas análises possíveis. A primeira é a ideia de que a picada envenena você a favor dessa transformação. Em outras palavras, o efeito da contaminação a passar, também, por mudanças.

A segunda ideia possível a partir do pensamento de Jung é que a mudança – que é representada pelo réptil – faz mal a você, pois ela própria atacou. Sonhar com picada de cobra, neste caso, seria uma demonstração de insegurança de seu inconsciente em relação às transformações que ocorrem em sua vida.

Representação de uma pessoa que faz mal a você

Outra interpretação bastante tradicional do significado de sonhar com picada de cobra pode ser feita em associação a uma pessoa que age da mesma forma que uma cobra: alguém que é capaz de atacar e envenenar. Geralmente essa representação não é apenas de desafetos simples, mas de pessoas que você tem efetivamente medo.

A representação de pessoas através de cobra é razoavelmente simples para nosso imaginário, pois a ideia de uma cobra que fala e engana existe no pensamento ocidental há muitos séculos, e praticamente todas as pessoas já imaginaram algumas dezenas de vezes a imagem da cobra enganadora no Jardim do Éden, convencendo Eva a provar o fruto proibido.

Indicativo de algo ou alguém com quem você precisa ter cuidado

Como recém mencionado no tópico anterior, um dos imaginários mais presentes no pensamento coletivo de praticamente todas as pessoas é a ideia da cobra enganadora, trapaceira, que ataca sem ser vista.

Essa imagem é um fruto direto dos ensinamentos bíblicos que permeiam o mundo ocidental, mesmo para quem não segue uma tradição cristã. A simples imagética da cobra como a mentirosa e a enganadora é suficiente para embutir este tipo de pensamento em praticamente todas as pessoas.

Se este for o caso, o sonho pode estar fazendo referência a alguém ou alguma coisa que seu inconsciente percebe estar percorrendo caminhos questionáveis, mas que talvez você ainda não tenha percebido.

Os diferentes tipos de cobra em um sonho

Outra característica bastante típica para a qual você deve dar atenção ao sonhar com picada de cobra é o tipo do animal. Muitas vezes, é possível identificar se, no sonho, trata-se de uma cobra grande ou pequena, venenosa ou não.

Um assustadora naja, por exemplo, indica que as coisas ou pessoas das quais você tem medo são consideradas realmente perigosas. Uma pequena cobra verde e sem veneno que ataque você, por outro lado, pode indicar que seu inimigos não são tão perigosos, a despeito de estarem dispostos a atacar.