Significado dos Sonhos

Sonhar com perfume: qual o significado?

Sonhar com perfume é uma temática naturalmente cheia de simbologias e significados. A própria ideia de perfumes – mesmo em nossa vida desperta – busca gerar associações e significados diferentes a partir de seus estímulos olfativos.

Não é toa, é absolutamente comum que liguemos certas pessoas ou situações a um tipo específico de aroma. Parte da nossa memória de uma pessoa, por exemplo, pode ser composta pelo cheiro de seu perfume, e essa lembrança pode ser reativada quando alguém estiver usando o mesmo produto.

Obviamente, não sonhamos com o aroma propriamente dito, enquanto estamos dormindo. A própria retomada da ideia de um perfume é diretamente ligada com os motivos que nos levam a lembrar dele. Por isso, interpretar o que significa sonhar com perfume é absolutamente contextual, e depende de quais são as referências que você construiu a respeito daquele produto.

Para isso, é necessário perguntar-se qual o contexto que atrai essa memória, em seu imaginário. Confira quais são as explicações mais típicas sobre o que significa sonhar com perfume:

Representação de alguém que utilizava aquele perfume

O motivo mais comum que leva alguém a sonhar com perfume é, sem dúvidas, a associação do aroma à pessoa que o utilizava como “identidade”. Este é um processo bastante típico que os perfumes geram em nossas vidas: em algum momento, ele passa a ser tão associado a nós mesmos pelo olfato, que aquele cheiro passa a fazer parte de nossa personalidade, para outras pessoas.

Neste sentido, é possível determinar que sonhar com perfume diz respeito mais à pessoa que associamos com aquele perfume, do que ao aroma em si. Neste caso, é necessário considerar o que essa pessoa representa em nossas vidas, e não fazer uma análise sobre o perfume propriamente dito.

Símbolo de algo que precisa ser escondido

Muitas vezes, sonhar com perfume pode ser uma metáfora para algo que precisa ser “maquiado”. Este é, em certa medida, o propósito original de um perfume: disfarças odores indesejáveis cobrindo-os por cheiros muito mais agradáveis e positivos.

Sonhar com perfume como uma necessidade sobre algo pode indicar que existe algo em sua vida que precisa ser escondido, em sua essência. Sentir o cheiro de perfume em situações onde não é aquele o cheiro que naturalmente seria sentido, por sua vez, indica que existe algo sendo escondido de você – possivelmente refletindo alguma preocupação de sua vida desperta, por exemplo.

Nostalgia em relação a memórias

Embora sonhar com perfume não seja a maneira mais tradicional de retomar memórias nostálgicas, é possível que alguns momentos de nossa vida seja tão ligadas aos aromas das pessoas que a protagonizavam, que essas memórias sejam diretamente associadas e trazidas por este tipo de referência.

Nestes casos, é necessário considerar qual o motivo para a nostalgia. O cheiro do perfume tende a ser apenas o meio através do qual as memórias são trazidas até você. A nostalgia propriamente dita tende a ser dos momentos nos quais aquelas lembranças aconteceram, de pessoas que você não vê mais, ou de brincadeiras que não fazem mais parte de sua vida.