Significado dos Sonhos

Sonhar com peixe: o que significa?

Sonhar com peixe pode ter uma série de interpretações distintas, a depender do tipo de influência à qual você geralmente tem exposição. Por isso, nem sempre é possível interpretar o sonho sem as informações corretas para o seu contexto.

Para uma pessoa que raramente come peixe, sua associação com a comida tende a ser mais sutil. Para famílias com o hábito de pescar, por outro lado, sua interpretação pode ser completamente diferente, podendo fazer referência até mesmo a momentos nostálgicos e divertidos que a família tenha compartilhado no passado.

Por isso, ao sonhar com peixe, é importante levar em consideração quais das interpretações tradicionais abaixo mais se encaixam com a sua realidade. Apenas a partir deste esforço é possível entender o significado do sonho para você.

Referência aos signos

Sonhar com peixe pode fazer uma referência direta aos signos do zodíaco, se você é uma pessoa interessada por eles. Na verdade, a retomada do interesse no assunto, nos últimos anos, tornou mais frequente este tipo de sonho com os vários símbolos que representam os doze signos.

Se este for o seu caso, é possível interpretar o sonho com base nas características que você atribui ao signo de peixes. O peixe pode representar uma pessoa deste signo, um conjunto das suas características ou um comportamento que você associa ao signo, por exemplo.

Nadar pelo oceano

No campo das interpretações dos sonhos, a água é tradicionalmente interpretada como um reflexo da consciência da pessoa que sonha. Um peixe, por sua vez, é um ser aparentemente apático que nada com propósitos pouco claros pelo mar ou pelo rio. Em outras palavras, este tipo de sonho pode ser uma metáfora na qual o peixe representa você em relação às suas emoções.

Neste caso, pode se tratar de uma mensagem no sentido de estar perdida na vastidão emocional, de estar submersa em suas emoções, ou – em casos de rios em que o peixe nada contra a correnteza – de que você está lutando contra o fluxo natural de seus desejos.

Simbologia cristã

Para algumas pessoa, o símbolo do peixe pode ser diretamente associado à crença cristã. Se este for o seu caso, é possível que sonhar com peixe simbolize sua própria fé, sua crença e sua proximidade com a comunidade religiosa à qual você pertence.

O que o peixe realiza durante o seu sonho pode indicar quais são seus sentimentos em relação a este núcleo religioso de sua vida, podendo sugerir um afastamento ou necessidade de reaproximação de sua religião, por exemplo.

Referência à nutrição

Para muitas pessoas, peixe é sinônimo de comida, apenas. Na maior parte das vezes, aliás, é sinônimo de alimentação saudável. Por isso, sonhar com peixe pode ter a ideia de consciência alimentar, como o reconhecimento de que você deve fazer uma dieta, alimentar-se melhor ou – simplesmente – que sente falta de alguma receite deliciosa que leva o ingrediente e que desperta boas lembranças em você. Neste caso, é importante considerar como está sua saúde, e qual sua compreensão em relação à forma como você come.

Sonhar com peixe e pescaria

Se você sonhar com peixe em uma temática de pescaria, isso pode adquirir diversos significados distintos. Pode representar, por exemplo, que você está buscando algo dentro da água – que, como já mencionado, representa suas emoções. Neste sentido, pode representar a busca por alguma emoção específica, ou encontrar algo importante em seu interior.

Pode ser, por outro lado, o sentimento de conforto, nostalgia e diversão, para pessoas que pescavam ou ainda pescam, associando a atividade a bons momentos. Se a pescaria for difícil, incluindo um peixe difícil de ser capturado, a ideia principal pode ser de conflito e de certas dificuldades em sua vida.