Significado dos Sonhos

Sonhar com pássaro: qual o significado?

Sonhar com pássaro é algo bastante comum no imaginário popular geral. Isso não ocorre à toa: pássaros possuem uma das liberdades mais desejadas pelas pessoas ao longos dos milênios de civilização: a capacidade de voar e de se movimentar livremente por onde bem entender. Não à toa, criamos diversos dispositivos que simulam as capacidades de um pássaro para realizar este desejo e necessidade.

Sonhar com pássaro, na maior parte das vezes, faz referência a essa característica comumente associada ao animal voador: a capacidade de ir ao alto. A própria ideia de elevação pode ser interpretada de formas distintas, em nosso imaginário, o que torna as possíveis interpretações bastante variadas.

Além disso, a relação entre você e o pássaro é importante: algumas pessoas sonhar ser o próprio pássaro, outras voam sobre ele, enquanto outras tantas apenas o observam. Há, até mesmo, quem cace os animais durante o sonho, por vários motivos.

Todas essas perspectivas apresentam interpretações próprias, e devem ser cuidadosamente analisadas em conjunto ao contexto pelo qual sua vida passa, no momento. Confira as principais formas de interpretar este tipo de sonho:

Representação de desejos e aspirações

O pássaro é o animal capaz de ascender aos céus, voar longe e cruzar grandes distâncias sem depender de nada, senão suas próprias asas. A ideia de subir e ir mais longe é tipicamente associada com o sucesso pessoal, e é por isso que pássaros tendem a ser uma representação destas aspirações – especialmente de cunho profissional.

Indicativo de liberdade

Os pássaros são um tradicional indicativo de liberdade individual. Não à toa, a ideia de asas é incluída em praticamente todos os ícones de algo que representa liberdade, velocidade e ação. Ao longo dos anos, a humanidade invejou a capacidade de voo dos pássaros, e atualmente sua presença em nosso imaginário é de uma liberdade lírica, sem responsabilidades ou compromissos.

O cantar dos pássaros

De maneira geral, o cantar dos pássaros raramente é o elemento central de um sonho. Quando estão presentes na formação deste sonho, no entanto, seu cantar costuma ser um indicativo de harmonia e tranquilidade.

Obviamente, a situação é distinta para pássaros tipicamente associados à caça ou à noite, por exemplo. Neste caso, os indicativos tendem a ser de algum risco ou perigo iminente.

Sonhar com pássaro morto

A ideia de sonhar com pássaro morto está tipicamente associada com a relação de morte de algo livre, algo que poderia estar voando livremente. Se essa liberdade representa nossas aspirações, a morte deste animais pode ser a representação da frustração, da percepção de não conseguir manter essa ambição por algum motivo externo. É um sonho comum para pessoas que passaram por uma grande frustração recentemente.

Caçar pássaros durante o sonho

Se ao sonhar com pássaro você é um caçador em busca desta presa, há duas explicações distintas. Se você tem o hábito de caçar, em sua vida desperta, pode ser apenas uma referência a este hobby. Se, como a maior parte das pessoas, você não caça pássaros de forma habitual, a tendência é que isso represente a sensação de que você costuma evitar que pessoas atinjam todo o seu potencial.

Em resumo, é um sonho tipicamente associado à culpa em relação a outras pessoas. Trata-se de um sonho comum para pais e mães que sentem atrapalhar o desenvolvimento de seus filhos, por exemplo.

Ser o pássaro

Ao sonhar que você próprio é um pássaro durante o sonho, a ideia geral é da representação de que você se sente bastante livre em sua vida. Muitas vezes, baseia-se na ideia de que você é capaz de alcançar os pontos que deseja e movimentar livremente, sem muitas amarras.

Se, por outro lado, você sonhar ser um pássaro engaiolado, isso representa que você sente suas potencialidades sendo cerceadas em função do interesse de outras pessoas, e poderia fazer muito mais do que faz sem essas interferências.