Significado dos Sonhos

Sonhar com passarinho: o que quer dizer?

Sonhar com passarinho pode ter uma série de significados variados a depender do tipo de sonho, o tipo de passarinho envolvido nele e , obviamente, suas referências individuais a respeito do animal.

Para muitas pessoas, os passarinhos são animais que representam a liberdade em várias medidas. São seres leves, capazes de voar e atingir alturas e distâncias que nós não somos capazes. Por isso, é comum que sonhos que os envolvam estejam ligados a ideias de elevação, harmonia e liberdade, por exemplo.

Para algumas outras pessoas, pássaros de alguns tipos podem ser assustadores,, transportando o medo para alguns tipos de passarinho que a maior parte da pessoas consideraria simplesmente inofensivo. Saiba mais sobre as possíveis interpretações do que significa sonhar com passarinho, e quais os pontos principais para entender o que este tipo de sonho quer dizer para você:

Representação de objetivos e aspirações

Por serem capazes de voar, é bastante comum que passarinhos sejam associados à ideia de “ascender” em algum sentido, o que costuma estar ligado a objetivos de vida. De forma metafórica, são animais capazes de “chegar ao topo” ou percorrer caminhos impossíveis pelos céus.

Se você sonhar com passarinho dando atenção ao fato de que eles são capazes de fazer coisas que nós não somos, enquanto humanos, é bastante possível que este sonho diga respeito às capacidades de alcançar certas coisas – metaforicamente falando, os objetivos.

Representação de liberdade

Tradicionalmente, aves de quase todos os tipos representam liberdade espiritual e paz de espírito. Capazes de voar para onde quiserem, estes animais representam o exato oposto daquilo que nos mantém diretamente ligados ao chão, sem as liberdades.

Passarinhos podem pousar onde quiserem e voarem livremente – algo observado e documentado por grupos humanos desde seus registros mais antigos, demonstrando que o desejo de voar sempre representou algo superior, reservado aos deuses e seres poderosos.

Harmonia e felicidade

No imaginário popular, passarinhos são diretamente ligados à ideia de felicidade, tranquilidade e equilíbrio. Para comprovar isso, basta imaginar o cenário perfeito de um conto de fadas em seu momento mais feliz: é possível que existam passarinhos cantando livremente ao fundo. Trata-se da construção de um cenário alegre, onde passarinhos são coadjuvantes muito lembrados e, não à toa, refletidos em nossos sonhos para demonstrar algo positivo e harmônico.

Sonhar com passarinho morto

Se os passarinhos são a representação metafórica da liberdade e dos objetivos alcançados, sonhar com um passarinho morto tende a demonstrar que você sente algum objetivo em sua vida frustrado.

O passarinho morto representa um animal que não pode mais voar para onde quiser – ele não pode mais chegar às alturas. Isso demonstra a frustração de um objetivo pessoal ou profissional em sua vida. Em alguns casos, pode indicar o fim de um relacionamento, por exemplo.

Os tipos de passarinho

Outro fator importante a ser considerado quando alguém sonhar com passarinho é a existência de distinção da espécie do animal. Obviamente, essa é uma preocupação para quem sabe distinguir algumas espécies diferentes – se todo passarinho é idêntico, para você, trata-se de uma situação mais improvável.

Alguns passarinho específicos apresenta simbologias próprias. A cor, por exemplo, é um fator que pode influenciar o significado de seu sonho. Ao incluir um canário em seu esplendor amarelo, é possível que sua cor represente algo tão relevante quanto o fato de se tratar de um passarinho.

Ao mesmo tempo, sonhar com certos tipos de animal, como o beija-flor, pode estar relacionado à delicadeza  e à elegância. Um joão-de-barro, por sua vez, pode estar diretamente ligado a ideias como casa, proteção e segurança, pois é essa a imagem formada na consciência popular a respeito do animal.