Significado dos Sonhos

Sonhar com parede caindo: o que quer dizer?

Sonhar com parede caindo carrega uma série de simbologias bastante significativas a respeito de seu estado de vida atual. Tradicionalmente, as paredes são uma metáfora dupla: por um lado representação a proteção – tanto em seus aspectos físicos, quanto em relação ao impedimento de se ver coisas que estão isoladas no mundo exterior; na outra perspectiva, as paredes são as construções que impedem alguém de enxergar ou se comunicar com o outro lado.

Essa perspectiva dupla faz com que seja necessário contextualizar este tipo de sonho. É necessário avaliar as várias intepretações possíveis para compreender quais delas efetivamente se encaixam em sua realidade, de acordo com os eventos, anseios e fatos que existem em sua vida, atualmente.

Confira quais são as principais interpretações para sonhar com parede caindo:

Sua intimidade sendo exposta

A representação metafórica de uma parede está fortemente ligada à ideia de proteção em relação ao mundo exterior. Quando você sonha com uma parede de forma mais específica do que com uma casa inteira caindo, é provável que essa proteção diga respeito apenas ao que está ali dentro, e não à ideia geral de abrigo.

Em outras palavras, sonhar com parede caindo pode refletir um evento ou preocupação de sua vida desperta de que alguém pode estar traindo você, ou que sua intimidade esteja sendo revelada. Nessas situações, aquilo que protege você do mundo exterior deixa de existir, e você acaba em um incômodo contexto de exposição.

Sensação de insegurança em sua própria casa

Quando você está em sua casa, é muito provável que sinta estar em um ambiente seguro, protegido de vários tipos de ameaça. Quando essa sensação de segurança não se faz plena em seu próprio lar, o conceito do lar como o local ao qual você pertence e onde você está bem deixa de existir.

Nestes casos, a sensação de insegurança pode ser traduzida como um lar em ruínas, onde paredes, telhado, portas e janelas passam a cair e desaparecer. Dessa forma, você fica em um contexto cada vez mais próximo ao da realidade externa do que à tradicional segurança que um lar deveria oferecer.

Problemas no emprego

Quando as paredes em questão caem em seu ambiente de trabalho, é provável que a representação indique a falta de segurança em relação ao seu emprego. Neste caso, há uma insegurança que pode dizer respeito tanto ao cargo que você ocupa (como o risco de demissão, por exemplo), quanto ao ambiente de trabalho (como perceber que alguma pessoa está sendo maltratada).

Fragilidade em relação ao seu corpo

As paredes representam, em uma residência, a parte externa que protege tudo aquilo que existe em seu interior. Tradicionalmente, casas são associadas – durante os sonhos – ao nosso corpo físico. Consequentemente, as paredes podem ser a representação mais direta de nosso corpo, e os problemas que existem em uma parede caindo podem representar justamente a fragilidade que existe em nós mesmos.

Em outras palavras, sonhar com parede caindo tende a ser a representação de seu próprio corpo ruindo – o que sugere que talvez você esteja passando por uma doença, ou que esteja passando por preocupações com seu estado de saúde.

Sensação que você está superando antigas barreiras de sua vida

Enquanto a maior parte das interpretações a respeito de sonhar com parede caindo tendem a ser um tanto quanto negativas, é igualmente possível que este tipo de temática trate de algo bom.

Se, na maior parte das vezes, paredes são interpretadas como construções que protegem a nós mesmos, é possível que elas sejam construções que nos impedem de conhecer o que existe do outro lado. Neste sentido, são barreiras para o novo e para as novas experiências.

Sonhar com parede caindo pode representar uma abertura de sua vida para o que existe de novo, vencendo velhos preconceitos e abrindo espaço para experiências menos limitadas.