Significado dos Sonhos

Sonhar com pai: o que significa?

Sonhar com pai – seja ele seu pai verdadeiro, ou uma figura paterna inventada em seu sonho – pode ser interpretado de várias formas diferentes, a depender dos tipos de emoções que foram despertadas durante o sonho.

Em função do nível da personalidade de algo como sonhar com pai, as interpretações devem ser cuidadosas: cada pessoa enxerga sua relação com a figura paterna de uma forma distinta. Para muitos, sonhar com pai é um sinal de segurança, autoridade ou conhecimento. Para tantos outros, este sonho pode ser a representação de uma figura autoritária e controladora que exerce pressões de vários tipos.

Por isso, a despeito das várias interpretações possíveis neste sentido, é necessário aplicar cada uma delas à sua realidade para compreender o que o seu sonho realmente significa, e quais tipos de arquétipos fazem sentido em sua relação com figuras paternas. Entenda quais são os principais arquétipos atribuídos a pais durante os sonhos:

Representação de uma figura que guia

Sonhar com pai pode ser uma representação da figura que guia seus filhos ou, dependendo das suas experiências familiares, da figura que controla os seus, de acordo com suas próprias vontades. A definição de qual é o tipo de situação que se encaixa com a sua realidade deve ser feita a partir de seu histórico e da forma como você se sentiu em seu sonho.

Símbolo de autoridade

Sonhar com pai é uma declaração simbólica de autoridade que está intrinsecamente ligada à nossa sociedade. Mesmo que você busque desconstruir a ideia da figura paterna como autoridade máxima, é necessário compreender que toda a sociedade foi desenvolvida – ao longo de séculos – sob essa estrutura. Mesmo que você a rejeite, ela não deixa de fazer parte de sua percepção mais básica.

Por isso, não é incomum que pessoas sonhem com a figura paterna como a representação de algum tipo de autoridade em seus sonhos. Nestes casos, é possível que o pai em questão seja seu próprio pai ou uma representação abstrata da figura, mas o foco não é no indivíduo – o que importa é sua função de autoridade.

Representação de alguém que cuida

Outra das características tipicamente atribuídas à figura paterna é a ideia do cuidador, aquele que garante a segurança e o conforto dos seus filhos. Essas características podem ser representadas através de alguém que seja pai, ou através de você mesmo.

Neste caso, ser pai ou não não é um elemento central do sonho. A paternidade é apenas uma arquétipo para fazer referência aos valores tipicamente atribuído a essa “função” familiar. São os valores e comportamentos atribuídos que realmente importam ao sonho, na maior parte das vezes.

Representação da paternidade enxergada em si mesmo

Assim como a representação do cuidador e do provedor pode ser enxergada em si mesmo, é possível que sonhar com pai seja um sonho sobre você mesmo no papel de pai, mesmo que não possua filhos ainda.

Este tipo de sonho é mais comum com pessoas que sentem estar assumindo certas responsabilidades que geralmente atribui a alguém. Em geral, surge da percepção de que outras pessoas dependem de você, ou da ideia que a segurança de alguém passou a ser sua responsabilidade. Estes sonhos podem ter um aspecto positivo ou negativa, a depender da maneira como você interpreta a situação.

Representação de segurança, proteção ou sabedoria

Muitas vezes, sonhar com pai é – mais do que um sonho com uma pessoa que tem filhos – um sonho sobre a figura protetiva abstrata da parternidade. Em outras palavras, é comum que voltemos para essa imagem de segurança e sabedoria que geralmente atribuímos a nossos pais – especialmente quando crianças – em momentos de pressão e ansiedade.

É uma espécie de sentimento nostálgico em relação à própria segurança, geralmente nutrido pelas memórias passadas e atribuídas à figura paterna. Nestes casos, sonhar com pai é uma espécie de indicativo de que você precisa de ajuda externa.