Significado dos Sonhos

Sonhar com pai falecido: o que quer dizer?

Sonhar com pai falecido é uma temática que está longe de ser simples, nos contextos de análises dos sonhos. Em primeiro lugar, é necessário considerar que este é um tipo de sonho que exige dupla interpretação sobre os elementos centrais.

De um lado, é necessário considerar que o significado de um pai é absolutamente distinto de pessoa para pessoa, a depender de suas próprias relações com essa pessoa e, sobretudo, dos sentimentos e contexto de vida dela.

Para muitas pessoas, o pai é a representação da segurança, do conforto, da família e é a base de todo o seu desenvolvimento. Para várias outras, pode ser uma presença autoritária, um símbolo de negligência ou, até mesmo, de agressão. Por isso, antes de alinhar-se a alguma das possíveis interpretações sobre o que significa sonhar com pai falecido, é necessário considerar o que a figura significa em seu contexto.

A ideia de morte, em um sonho, também pode ter interpretações distintas. Seu significado pode ser literal, ou fazer referência a algum rompimento ou afastamento definitivo. Em alguns casos, a morte também pode ser vista como uma espécie de passagem para uma nova etapa, por exemplo, o que muda completamente o sentido de seu sonho.

Por isso, é importante refletir não apenas sobre o seu contexto de vida em relação a figuras paternas, mas levar em conta todos os elementos adicionais de seu sonhos para a análise de seus significado. Entenda o que significa sonhar com pai falecido, e quais são as diferentes visões sobre o tema:

Redução da segurança

Para a maior parte das pessoas, a figura paterna é uma figura de segurança, de proteção em relação a fatores externos. Isso ocorre não apenas em função de características culturais, mas também em função da associação entre um pai e sua casa, que é um elemento típico de proteção nos sonhos.

Sonhar com pai falecido, portanto, indica menos segurança, pois a morte daquela figura protetiva indica um rompimento em relação ao estado de afastamento de males externos.

Afastamento de suas raízes

Elementos do núcleo familiar, como pai, mãe e irmãos são tipicamente associados às raízes, às bases de quem somos como indivíduos de várias formas distintas. Quando um destes elementos morre, a ideia central é de que você possui uma conexão a menos com aquilo que considera as bases de sua personalidade.

Por isso, sonhar com pai falecido costuma ser mais frequente em contextos de mudanças e posicionamentos novos. A imagética de sua morte – esteja ele vivo ou não, no mundo desperto – é a de rompimento com seus laços mais primordiais.

Saudades ou luto do pai falecido

Se seu pai já faleceu de fato, é possível que este sonho seja simplesmente uma manifestação da saudade e do luto que você sente em relação à sua perda. Muitas vezes, este tipo de sonho acontece quando algo em sua vida desperta faz com que você se recorde de alguma característica que costuma associar ao seu pai.

Referência para a redução de autoridades externas

De forma geral, a ideia de paternidade é associada com a figura de autoridade. Mesmo que isso não se reflita de fato em sua família ou em suas crenças, isso faz parte de toda a construção social ocidental, e é muito improvável que você não conviva com traços disso em sua rotina.

Por isso, sonhar com pai falecido pode fazer parte de um sentimento de libertação em relação a alguma autoridade que era exercida sobre você em sua vida desperta. Essa autoridade, é claro, pode estar relacionada com aspectos completamente alheios à ideia de seu próprio pai, como questões de trabalho ou dívidas, por exemplo.