Significado dos Sonhos

Sonhar com ondas: qual o significado?

A ideia de sonhar com ondas é, muito provavelmente, uma das mais tradicionais e mais estudadas do mundo dos sonhos. Isso ocorre porque as ondas são uma manifestação física do elemento mais simbólico nos sonhos: a água.

A água é amplamente compreendida como uma manifestação de nossas próprias emoções durante nossos sonhos. Assim como nosso inconsciente e nossos sentimentos, ela apresenta uma natureza fluida e não pode sem totalmente manipulada. Por outro lado, ela sofre grandes influência de vários elementos externos e pode ser afetada no contato com outros tipos de materiais.

Isso garante, à água, a complexidade que geralmente enxergamos em nosso próprio interior, tornando-a a analogia perfeita para quem busca uma compreensão mais profunda daquilo que sente. As ondas, por sua vez, indicam como a água manifesta-se em seu contato com o mundo terreno: pode ser calma ou agressiva, causar diversão ou destruição. Pode ser gelada, quente, limpa ou suja.

Há muito o que pode ser compreendido a respeito de si mesmo ao sonhar com ondas, desde que se faça uma análise dos diferentes aspectos da água durante um sonho. Entenda como são feitas essas análises:

Frequência das ondas

A frequência com a qual as ondas aparecem durante o sonho é absolutamente relevante. Ondas muito frequentes são um indicativo de emoções um pouco mais agitadas – o que não indica se elas são boas ou ruins.

Sonhar com ondas que acontecem com bastante frequência pode indicar entusiasmo e empolgação, por exemplo. Por outro lado, podem representar ansiedade, frustração e preocupação. Por isso, não se pode analisar o sonho apenas a partir de sua frequência: ela determina simplesmente algum tipo de agitação, mas precisa ser somada a outros aspectos para fazer sentido.

Agressividade das ondas

Ondas que são perceptivelmente agressivas são normalmente compreendidas como o reflexos de sentimentos mais pesados – muitas vezes ligadas à ideia de algo negativo. Essa característica da agressividade é relevante: é ela que determina, por exemplo, a diferença entre a melancolia e a tristeza irresignada e frustrada, durante seu sonho.

Muitas vezes, a agressividade das ondas é ligada a um clima tempestuoso. Se este for o caso, trata-se certamente da representação de um momento ruim para você. É útil observar se as ondas geram algum dano por onde passam: sonhar com ondas que convertem-se em um tsunami, por exemplo, é um indicativo de que você com tantas emoções negativas acumuladas que sente medo que elas “transbordem” a qualquer momento.

Estado do mar

O fato de o mar estar limpo ou sujo, quente ou frio também influencia na interpretação do sonho. Água suja indica confusão, falta de transparência em suas emoções. Águas muito frias são associadas à tristeza, à melancolia e à solidão.

Quando uma onda vem até você enquanto você está fora do mar, esse pode ser um alerta de que este tipo de emoção está se aproximando em breve. Neste caso, observar a água indica como você se sente a este momento que parece estar se encaminhando em seu inconsciente.