Significado dos Sonhos

Sonhar com morte: o que quer dizer?

Não é necessário dizer o quanto sonhar com morte pode ser representativo para praticamente qualquer pessoa. A morte é, como diz o ditado, uma das poucas certezas que temos durante a vida, mas sua chegada sempre é traumática e indesejável.

A verdade é que sonhar com morte geralmente retoma a ideia de término, e não necessariamente a morte de alguém, propriamente dita. Simbolicamente, a morte é interpretada como o fim de algo, podendo ser uma vida, um hábito, um projeto ou, até mesmo, uma relação.

Por vezes, ela pode representar um resultado dialético que resulta na morte de algo indesejado para o nascimento de uma nova perspectiva. Por isso, é necessário entender o contexto no qual o sonho ocorre, e quais os possíveis significados da morte, nessa situação.

A representação de uma nova fase da vida

Em geral, uma nova fase da vida surge a partir do fim de outra. Imagine o exemplo de alguém que terminou um relacionamento, mas ainda nutre sentimentos por essa pessoa. Com o tempo, é natural que este sentimento seja superado, e que a pessoa sonhe com morte no sentido de encerramento daquele período, dando o espaço para uma nova etapa em sua vida.

Neste sentido, a morte representa a liberação do corpo para uma nova perspectiva, e não um conceito negativo que normalmente é associado a ela. Fins de relacionamentos, a superação de certos vícios ou o término de períodos da vida, como escola, faculdade, um trabalho, ou qualquer coisa que ocupe parte importante de sua vida por ter a simbologia da morte em um sonho para indicar seu fim.

A morte de certas características

Outra maneira comum de sonhar com a morte é associá-la com aspectos específicos da vida. Nestes casos, a interpretação pode exigir alguma experiência e entendimento simbólico para ocorrer.

Como exemplo, pode-se tomar alguém que sente que atingiu, finalmente, a maturidade. Neste caso, é possível que a pessoa sonhe com a morte de uma criança, ou um bebê. Embora possa parecer uma ideia horrível, este sonho simplesmente indica que os comportamentos que considerava infantil não fazem mais parte de sua realidade, e dão espaço a uma nova personalidade, mais madura.

Quem morreu?

Como demonstrado no exemplo anterior, é necessário considerar quem morreu no sonho. Por vezes, a morte de alguém conhecido ou de um símbolo específico (como é o caso de uma criança) não necessariamente diz respeito à pessoa morta, mas a comportamentos, situações e contextos.

A morte de um chefe, por exemplo, pode indicar o desejo de acabar com os vínculos em relação à empresa que ele chefia, sem nenhum tipo de menção pessoal à forma como você encara aquela pessoa.

Neste tipo de sonho, é absolutamente necessário não interpretar a morte de alguém de forma literal. Ela não indica que você não goste da pessoa, ou que nutra algum tipo de desprezo por ela. Simplesmente pode fazer menção a algo que você associa com o indivíduo em questão.

A morte como um conceito abstrato

Outro cuidado necessário ao interpretar seus sentimentos ao sonhar com morte é a necessidade de compreendê-la de maneira abstrata. Por vezes, a morte simplesmente é a forma mais fácil de ilustrar o término, o fim de algo. Sonhar com ela, portanto, pode até mesmo indicar algo positivo, como o fim de péssimos hábitos para o florescimento de algo bom

Sonhar com morte de pessoas já falecidas

Uma maneira comum de sonhar com morte é sonhar que alguém que já faleceu morreu novamente. Neste caso, pode-se interpretar tanto um trauma que a morte daquela pessoa deixou para quem está sonhando, quando a própria abstração do conceito, como mencionado anteriormente.

Este sonho pode estar associado ao significado daquela pessoa falecida para a sua própria vida, e sua morte, neste contexto, indica à percepção de redução do papel deste significado na atualidade.