Significado dos Sonhos

Sonhar com moedas: o que quer dizer?

Sonhar com moedas pode ter uma série de significados distintos. Obviamente, a relação mais direta das moedas é com o imaginário de dinheiro. Neste aspecto, ela é a representação mais física e tradicional daquilo que entendemos como uma valor monetário.

 

Diferentemente de uma cédula, existe uma associação proporcional (embora não direta) entre uma moeda e seu valor físico, como material, dando sentido à compreensão de troca. Por outro lado, moedas adquiriram – em função de seu uso já muito antigo – várias outras simbologias.

É a partir de uma moeda que são feitas várias decisões de sorte, por exemplo. A moeda é o dinheiro dado como troco de algo, ou como esmola. É algo de menos valor, pesado, é o instrumento para dar início a alguma coisa (especialmente para pessoas mais velhas, como se utiliza nos telefones públicos, transportes coletivos e outras máquinas, por exemplo).

Por isso, para interpretar o que significa sonhar com moedas, também é necessário levar em consideração o significado das moedas para você, e o contexto no qual elas apareceram em seu sonho.

O significado do dinheiro em nosso imaginário

Se sonhar com moedas é, na maior parte das vezes, relacionado a dinheiro, obviamente é necessário entender oq eu significa o próprio dinheiro, em nossos sonhos. Neste caso, é importante saber que dinheiro está relacionado a objetivo e a capacidades, nos sonhos.

Como não é efetivamente necessário “pagar” por algo nos sonhos, afinal não existe uma economia de verdade por lá, o dinheiro representa a possibilidade de fazer algo. Por vezes, é uma forma de mensuração de uma objetivo alcançado ou não em nossos sonhos.

Em alguns casos, também é associado a poder, sucesso ou realização, assim como acontece na vida desperta.

A moeda como dinheiro

A moeda, especialmente para os brasileiros, significa dinheiro de menores somas. Por isso, é importante compreender se, ao sonhar com moedas, ela é a representação de dinheiro simplesmente como uma imagem muito presente em nossas mentes, por ser tão tradicional, ou ela é a representação do pouco valor deste tipo de forma física do dinheiro.

Essa diferenciação é essencial para interpretar corretamente o que o seu sonho significa, pois pode tornar ela um simples elemento do sonho, ou parte central da ideia que está sendo desenvolvida.

Pouco valor

A ideia de pouco valor é geralmente associada às moedas, principalmente no Brasil, onde representam no máximo um Real. A moeda é utilizada como esmola, como troco das pequenas compras e como o pouco que é cuidadosamente guardado para, com o tempo, somar alguma quantia significativa.

Por isso, se você sonhar que está sendo pago com moedas, por exemplo, isso pode indicar que sente o seu trabalho sendo altamente desvalorizado. Receber seu pagamento em moedas equivale, em nosso imaginário, a ser recompensado com os restos de algo maior, e geralmente é uma emoção desagradável.

Algo pesado, difícil de controlar

Muitas vezes, sonhar com moedas pode representar uma outra característica que não está atrelada ao seu valor, mas uma metáfora com seu aspecto físico. Moedas são pesadas, ocupam espaço e são difíceis de serem manuseadas, em grandes quantidades. Por isso, sonhar com elas como a representação de todo seu dinheiro pode indicar sua dificuldade de controle financeiro.