Significado dos Sonhos

Sonhar com mercado: qual o significado?

Sonhar com mercado costuma ser uma temática de interpretação um pouco mais avançada. Os motivos para isso são uma mescla do quão corriqueiro um mercado pode ser em nosso cotidiano, com a característica de polissemântica da palavra.

No que diz respeito ao fato de ser corriqueiro, a dificuldade está no fato de que sonhar com mercado pode ser algo absolutamente central em seu sonho, ou simplesmente um cenário escolhido em função de experiências recorrentes em sua vida. O fato de considerar isso relevante ou não faz toda a diferença no significado de seu sonho, o que obriga você a ser bastante sensível nesta análise.

Além disso, na língua portuguesa a palavra “mercado” pode significa uma série de palavras diferentes, e uma pode interferir na outra. Na maior parte das vezes, os sonhos estão relacionados à ideia de supermercado, como um grande local com produtos básicos e várias opções. É possível, no entanto, que o referencial seja o mercado de trabalho, ou o mercado como algo abstrato, em um sentido econômico.

É por isso que é relevante considerar o contexto de sua vida no momento de analisar o que significa sonhar com mercado, em sua vida. Se você procura por um novo emprego, por exemplo, é mais provável que o sonho diga respeito ao mercado de trabalho, enquanto é provável que trate-se de algo mais literal se você passou por alguma situação inusitada enquanto fazia compras.

Um lugar de opções e decisões

Sonhar com mercado é, em grande medida, a disponibilização de um local repleto de opções, onde você precisa decidir o que levar e o que deixar, e o que cabe dentro de seu orçamento. Neste caso, o orçamento pode representar sua própria vida, e aquilo que você leva ou deixa de levar representa suas várias escolhas e desistências.

Preocupações financeiras

Quando você não é capaz de pagar por aquilo que deseja em um mercado, é possível que o sonho diga respeito às suas preocupações financeiras na vida desperta. Neste caso, bastante comum para quem está com o orçamento apertado, o sonho é um reflexo das preocupações pelas quais você costuma passar de forma mais ilustrada. Em geral, é a percepção inconsciente de que você precisa dedicar ainda mais atenção a essa questão.

Reflexo de seus desejos

Muitas vezes, sonhar com mercado é simplesmente uma representação de um local que possui as coisas que você mais deseja. Símbolo máximo da oferta de produtos, um mercado é um local que coloca uma infinidade de coisas desejáveis, lado a lado, disponíveis para qualquer pessoa que queira – desde que possa pagar o preço.

Neste caso, é relevante considerar algumas questões: aquilo que você deseja está disponível, no sonho? Você é capaz de pagar por essa coisa? Você consegue alcançar o produto em questão?

A resposta para essas questões podem refletir como você se sente em relação aos seus desejos, na vida. Eles não necessariamente precisam ser objetos de consumo, e a representação deles, em seu sonho, pode ser de coisas não relacionadas. O importante é considerar os sentimentos gerados pelo sonho para uma correta interpretação da situação.

Vendendo algo seu

Em alguns casos, sonhar com mercado não coloca você na tradicional posição do consumidor, mas no local de vendedor. Obviamente que pessoas que trabalham com vendas associarão isso à rotina – ocasião na qual a interpretação é distinta. Quem não ocupa cargos como vendedor, no entanto, passa por uma situação inusitada.

Se a sensação for positiva, isso pode fazer referência a ideia de abrir mão de algo em troca de outra coisa que você considere mais importante, ou livrar-se do peso de coisas inúteis. Por outro lado, se o processo for insatisfatório e desgastante, a ideia pode estar relacionada com a imagética de “vender-se” ou “prostituir-se” em troca de algo que você precisa ou necessita.

Este segundo caso é especialmente recorrente para pessoas que estão muito desgastadas em função de seu trabalho, e sentem que não são suficientemente recompensadas por todo o esforço que realizam.