Significado dos Sonhos

Sonhar com mato: o que significa?

Sonhar com mato está no grupo de sonhos que pode ter uma infinidade de significados a respeito da vida da pessoa. Isso ocorre porque o mato, de maneira geral, não possui uma simbologia universalizada e generalizada para todas as pessoas.

Para entender essa questão, pode-se usar o exemplo de um símbolo bastante universal: um trevo de quatro folhas. Certamente, ao ler a expressão “trevo de quatro folhas”, você imediatamente pensou em “sorte”. Essa é a simbologia atribuída a essa imagem, e não é difícil entender o que você estava pensando ao sonhar com o trevo.

Pelo lado contrário, ao falarmos em “mato”, é possível que cada pessoa associe este símbolo – que já é naturalmente abstrato – a uma coisa diferente. Para algumas pessoas, o mato pode ser algo assustador. Para outras, pode ser uma aventura pelo caminho. Para tantas outras, mato pode indicar memórias que tenham acontecido em uma ambiente semelhante.

Por isso, para interpretar o que significa sonhar com mato, é necessário que você interprete quais são as referências e contexto que essa palavra possui para você. Assim, você poderá analisar seu sonho com base nas tipificações tradicionais de interpretação sobre esse ambiente no mundo dos sonhos:

Representação simbólica da subconsciência

Se você gosta de estudar sobre os significados dos sonhos, é possível que conheça a associação entre o subconsciente e a água. O mato, as pequenas selvas e, até mesmo, desertos e grandes paisagens naturais, também podem ser uma representação deste subconsciente.

Essa construção permite que se observe quais são os animais, as plantas, quão vivas ou desgastadas estão essas vegetações, o clima do local e uma série de outras características que indicam como interpretamos nossas próprias emoções, no momento. Por isso, sonhar com mato pode ser um indicativo bastante poderoso de como entendemos a nós mesmos.

Emoções difíceis de processar

Muitas vezes, animais, plantas e ambientes não “civilizados” podem representar emoções que ainda não foram totalmente processadas por nós mesmos. É comum que acessos de raiva e fúria sejam traduzidos em animais selvagens, por exemplo, como um processo de compreensão gradual de seu significado.

Sonhar com mato, portanto, pode ser uma forma de representar essas emoções que ainda precisam ser traduzidas para você. Neste cenário, é importante observar os elementos: plantas mortas ou sem folhas podem representar a tristeza e a depressão, por exemplo. Os animais, o clima e, até mesmo, o quão bem cuidado o local parece estar também podem ser indicativos de seus sentimentos naquele momento.

Aproximação da natureza

De forma menos metafórica e muito mais direta, sonhar com mato pode ser simplesmente o reconhecimento de que você precisa estar em contato muito mais direto com a natureza. Isso é especialmente comum para pessoas que trabalham em ambientes fechados, ou para quem está negligenciando seu contato com paisagens, descansos e atividades ao ar livre.

Nostalgia em relação a certos ambientes

Em algumas ocasiões, sonhar com mato não significa apenas sonhar com um ambiente natural qualquer. É possível que este sonho diga a algum local específico com mato de sua infância ou de algum bom momento de sua vida. Neste caso, é provável que você esteja retomando aquelas memórias por associação a algo que esteja ocorrendo em sua vida presente.