Significado dos Sonhos

Sonhar com mar: qual o significado?

Sonhar com mar é algo absolutamente comum, e é uma temática pela qual praticamente todas as pessoas passam algumas vezes por ano, enquanto sonham. Qualquer ambiente com muita água disponível é altamente sugestivo em relação a símbolos e interpretações. No caso do mar, especificamente, diversos outros elementos podem representar características importantes.

Diferentemente de uma piscina, por exemplo, o mar está diretamente associado ao clima ao qual está exposto, é influenciado pelos ventos, apresenta ondas e, muitas vezes, está relacionado à imensidão, o que fornece toda uma gama interpretativa adicional para quem que entender seu significado.

Obviamente, não é possível interpretar cada pessoa que sonhar com mar da mesma forma. A interpretação exige considerar amplamente o contexto no qual essa pessoa está inserida e fazer questões importantes como: de que forma ela interpreta o mar? Existe algum trauma com o mar? O mar guarda lembranças positivas para ela? O mar é algo frequente na vida dela, ou é associado apenas a momentos especiais?

Todas essas características são essenciais para entender adequadamente o significado do sonho. Com as perguntas feitas, é possível basear-se nas interpretações tradicionais que o mar oferece para os sonhadores:

A simbologia da água

Apesar de todas as variações e interpretações possíveis, sonhar com o mar é, em última instância, sonahr com a água. A água, neste sentido, representa algo fluido, influenciável, mas que não pode ser absolutamente controlado. Na maior parte das vezes, associa-se a água com as próprias emoções, ou o subconsciente da pessoa que sonha.

Em outras palavras, o estado da água do mar reflete o estado das emoções da pessoa durante seu sonho: turbulento, tranquilo, assustador ou sereno.

A calmaria e os tsunamis

Calmaria na água do mar geralmente significa calmaria nas emoções de um indivíduo. Em seu lado oposto, grandes ondas que quebram com violência, enchentes e tsunamis geralmente representam um estado emocional mais violento e enérgico. Na maior parte das vezes, representam a raiva, e não a melancolia. São ação naturais cheias de explosão e ímpeto, ao contrário do que há de triste na personalidade.

O mar e a praia

Ao sonhar com mar, é comum que a pessoa tenha a lembrança de uma praia com areia em seu contato, pois é a referência padrão que geralmente possuímos do mar. Neste caso, vale considerar a relação entre as duas partes: em geral, a areia representa o chão, a realidade, o mundo físico, enquanto o mar representa nossas emoções, nessa situação.

É importante comparar se um lado parece mais inóspito que outro, se existe algo de errado em um dos dois, ou se esses dois elementos parecem existir em plena harmonia. Esse pode ser um indicativo importante sobre como a pessoa sente o mundo ao seu redor naquele momento.

A cor do mar

A cor do mar é outro fator muito importante para ser levado em consideração. Se a água representa nossas emoções, águas muito turvas podem indicar tristeza, raiva ou, até mesmo, a falta de interesse em exposição – uma metáfora para introspecção.

Águas claras, por sua vez, costumam indicar que esteja tudo bem – exceto nos casos em que elas revelam o que não deveria ser revelado. Neste caso, pode-se tratar de uma analogia em relação à insegurança ou à falta de privacidade.

Nadando no oceano

Ao sonhar com mar, outra atividade comum é que a pessoa se imagine nadando. Neste caso, é importante considerar se a sensação de nadar é agradável ou não. Além disso, é relevante saber se a pessoa tem um rumo ou simplesmente parece estar nadando sem uma direção específica, o que pode indicar alguma analogia com o fato de estar perdida.