Significado dos Sonhos

Sonhar com mar agitado: o que significa?

Entre as maneiras mais comuns de representação da água enquanto dormimos, sonhar com mar agitado possivelmente é a imagem mais frequente construída em nossa mente em momentos um pouco mais complicados da vida.

Tradicionalmente, a água é associada com o nosso lado emocional e, em alguns casos, espiritual. A forma como ela se comporta durante o sonho é diretamente associada ao estado de nossos emoções naquele momento – ou das emoções de alguém que tenha seus sentimentos representados através da água, obviamente.

Sonhar com mar agitado é, neste sentido, uma das formas mais típicas de compreender uma certa inquietação emocional em nosso interior. Isso não quer dizer, no entanto, que tudo se resuma à inquietação: podem existir aspectos negativos ou positivos relacionados ao assunto, e é necessário associar o estado atual de nossa vida terrena para compreender exatamente o que ocorre em nossos sonhos.

Saiba o que significa sonhar com mar agitado, e quais são as possíveis interpretações:

A simbologia da água

Tradicionalmente, a interpretação de sonhos considera as água uma representação de nosso interior, nosso estado emocional. Em aspectos gerais, a água pode indicar como nos sentimos durante o sono e, sobretudo, durante o nosso dia a dia.

A água possui uma conexão fácil com a abstração de nossos sentimentos, por não ter uma forma definida, mas ser observável, fluida e influenciável por diversos fatores externos.

Ao analisar um sonho que inclui água, como o fato de sonhar com mar agitado, é importante considerar suas características mais típicas, como a coloração da água, sua temperatura e, até mesmo, o clima em seu entorno. Isso pode indicar uma série de características importantes sobre o cenário sonhado.

A agitação das águas e de nossos sentimentos

Para a dificuldade de quem não possui muita experiência na interpretação de sonhos, sonhar com mar agitado pode indicar várias coisas diferentes a respeito de nossas emoções. Para analisar corretamente, é necessário considerar o contexto no qual essa agitação acontece, sobretudo em relação aos elementos complementares, como o clima e a cor da água:

Raiva

Quando sonhar com mar agitado envolve chuva, tempo difícil com relâmpagos e trovões bastante marcados, é possível que estejamos passando pro um momento de bastante raiva em nossa vida cotidiana. Neste caso, é possível que mar também destrua alguns elementos ao ser redor ou que estejam boiando sobre ele, como uma sinalização da ira sentida.

Ansiedade

A agitação do mar pode ser traduzida como ansiedade, especialmente quando suas águas são turvas e o tempo parece, além de fechado, claustrofóbico, em certa medidas. Nestes casos, há nuvens e dificuldades de enxergar para muito além do ponto de observação de quem está sonhando.

Expectativa

Um mar agitado em um clima estável, sem a certeza de chover ou apresentar um tempo bom tende a indicar uma certa expectativa a respeito de algo que acontecerá em breve. Em geral, o contexto no qual este mar é apresentado em nosso sonho é menos melancólico e agressivo do que o contexto observado na ansiedade.

Alegria

Em alguns casos um pouco mais raros, sonhar com mar agitado pode indicar uma certa alegria exaltada. Este tipo de sonho acontece quando bons momentos ocorrem em nossas vidas, e geralmente o mar agitado é acompanhado pro sol, água limpa e tempo com poucos ventos.

Revolta e frustração

Entre os possíveis sentimentos associados a sonhar com mar agitado, a revolta é bastante característica. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, não é comum que este tipo de sonho represente depressão ou melancolia, pois esses sentimentos tendem a demonstrar um comportamento mais apático de nós mesmos. A ideia de sonhar com mar agitado envolve certa frustração e inconformidade que são traduzidos por sentimentos com mais energia, como a revolta.