Significado dos Sonhos

Sonhar com mandioca: qual o significado?

Sonhar com mandioca não está entre as temáticas mais estudadas para os significados dos sonhos, mas a verdade é que sua aparição durante o sono pode ser muito representativa. A mandioca é um vegetal de raízes profundas, que cresce através do esforço e dos cuidados.

Quando bem cuidada, a mandioca é capaz de oferecer alimento, crescimento e energia para todas as pessoas que tiveram esse cuidado. Quando não recebe a devida atenção, aqueles que forem negligentes não poderão receber sua energia.

Além disso, no imaginário popular brasileiro entendemos a mandioca como um alimento altamente nutritivo e de acesso fácil e razoavelmente barato, o que indica abundância, fartura, até mesmo para aqueles que possuem condições financeiras restritas.

A partir destas características, é possível atribuir as seguintes interpretações para a temática de sonhar com mandioca:

Referência às suas raízes

É inevitável a associação da mandioca com a ideia de raízes, aprofundamento com a terra e pertencimento a um certo local. A parte comestível da planta – aquilo que verdadeiramente interessa às pessoas – é o que vive sob a terra. Sobre a terra, as folhas belas e chamativas são muito menos interessantes e relevantes.

Nessa ótica, sonhar com mandioca pode ser uma referência a quem você é de verdade – sua essência é a parte que se aprofunda pelas raízes, voltando às suas origens e ao local onde você se desenvolveu. É um sonho bastante comum para quem sente que precisa ser mais verdadeiro em relação a quem é de fato.

Necessidade de nutrição e aprendizado

Estar comendo mandioca durante o sonho pode indica a necessidade de nutrição verdadeira de alguém. Na maior parte das vezes, essa nutrição não diz respeito à fome, propriamente dita, mas à necessidade de crescimento, de aprendizado em relação a alguma coisa.

A mandioca é compreendida como um alimento base, uma origem para que a pessoa possa de desenvolver e crescer a partir da energia oferecida por ela. Por isso, é comum que sonhar com mandioca seja uma temática que ocorre quando as pessoas sentem que estão estagnadas em relação ao seu aprendizado ou desenvolvimento pessoal.

Busca por mais energia e força

Outro aspecto fundamental de um alimento tão básico e rico em carboidratos quanto a mandioca é a ideia de fornecimento de força, energia física para alguém seguir em frente. Isso faz com que sonhar com mandioca seja algo muito comum para quem passa por um momento de desânimo ou falta de confiança.

É comum que o alimento esteja profundamente associado à ideia de “seguir em frente”, dar continuidade a algo importante em sua vida.

Colheita dos frutos de seu esforço

A mandioca é profundamente associada à ideia de recompensa, no sentido em que é necessário cuidar, alimentar e proteger a planta para que ela renda os frutos esperados. Essa é, aliás, uma perspectiva atribuída a praticamente todas as plantas que aparecem em nossos sonhos.

Neste sentido, ter mandioca representa que você fez um bom trabalho em relação às suas responsabilidades. Não ter o alimento, por outro lado, indica as consequências de agir de maneira inadequada em relação ás suas tarefas.