Significado dos Sonhos

Sonhar com mãe falecida: o que quer dizer?

Sonhar com mãe falecida costuma ser uma temática relacionada à saudade, ao resgate de uma memória ou, até mesmo, de percepção da maneira como nossa vida está atualmente encaminhada, e como aquela pessoa provavelmente reagiria em relação a isso.

Entre as formas mais tipicamente utilizadas de se interpretar este tipo de sonho, destacam-se:

Saudades de sua mãe

A interpretação mais óbvia para a temática de sonhar com mãe falecida é simplesmente sentir saudade dessa pessoa, e da importância de sua presença em sua vida. Trata-se de um sonho de retomada, especialmente comum em ocasiões nas quais você tipicamente convivia com ela: aniversários, datas comemorativas, finais de semana ou, até mesmo, situações em que ela costumava estar presente.

Experiências atuais que relembraram sua mãe

É muito comum sonhar com mãe falecida quando vivemos algum tipo de experiência que lembra ela, seus traços, sua voz, sua forma de agir, ou qualquer outra característica que retoma aquele tipo de situação tipicamente atribuída a ela.

Exemplo disso é convivermos com alguém, durante um certo dia, que utilize o mesmo tipo de perfume que nossa mãe utilizava enquanto ainda era viva. É quase inevitável remontar a lembrança de sua presença para o nosso inconsciente, e a melhor forma de expressar essa lembrança é sonhando com ela.

Percepção de sentimentos tipicamente atribuídos a ela

Para a maior parte das pessoas, sonhar com mãe falecida é uma maneira de identificar algum tipo de sentimento que você observou em si durante seu dia. Se sua mãe era superprotetora, por exemplo, e você tomou uma atitude muito parecida com a dela em seu dia, é provável que sonhe com ela para perceber que está agindo exatamente da forma como ela agia, por exemplo.

Nostalgia em relação ao período em que ela estava viva

Uma característica vivida por muitas pessoas que perderam sua mãe é a ideia de transformar o período de sua vida em uma lembrança de tempos mais fáceis, com menos preocupações. Sonhar com mãe falecida pode ser uma memória da infância, como uma relação nostálgica de um período melhor (ou com menos cobranças) que o atual.

Trata-se, em outras palavras, de um reflexo de suas preocupações mais íntimas. É um indicativo de que você pode estar passando por um momento muito estressante de sua vida, fazendo com que seu subconsciente busque um resgate em um passado muito mais tranquilo.

Sonhar com mãe falecida chorando

A maior parte das pessoas tem a intenção de dar motivos para que suas mães sejam orgulhosas daquilo que seus filhos e filhas fazem. Sonhar com a própria mãe chorando por aspectos negativos é, em grande medida, um reflexo da ideia de não sentir estar criando motivos para que sua mãe sinta orgulho de você.

Se sua mãe já faleceu e você costuma sonhar com ela chorando, a situação é ainda mais grave. Normalmente, isso é reflexo de algum sentimento de culpa, como um indicativo de que você faz algo que não considera correto, e que isso desrespeita tudo aquilo que sua própria mãe ensinou você a fazer.

Sonhar com mãe falecida se ela está viva

Se sua mãe ainda está viva, mas você sonha com o seu falecimento, a interpretação mais comum para a situação parte da ideia de que você está passando por preocupações com a inevitabilidade do falecimento dessa pessoa tão importante em sua vida.

É especialmente comum que este sonho aconteça quando as pessoas estão vendo suas próprias mães passarem por uma doença ou por algum problema que coloque sua segurança em risco. Muitas vezes, a percepção da finitude da vida de alguém tão relevante para você pode ser traumática, e sonhos deste tipo são comuns para que a pessoa aprenda a lidar com tal percepção.