Significado dos Sonhos

Sonhar com macumba: qual o significado?

Sonhar com macumba é algo bastante típico do imaginário brasileiro. Neste sentido, há diversas facilidades de se interpretar o significado deste sonho, ao mesmo tempo em que existe várias perspectivas menos benéficas. Se, por um lado, o ambiente reduzido no qual este tipo de sonho ocorre facilita parte do processo, por outro, a compreensão muito variada do que é macumba na sociedade dificulta muito o trabalho.

Entender o que quer dizer sonhar com macumba, no seu caso específico, é um exercício de compreensão de seus próprios entendimentos sobre religiosidade, e – muitas vezes – uma exploração sobre conhecimentos culturais.

Para um cristão devoto, sem qualquer relação ou vivência com religiões afro-brasileiras, a macumba certamente representa algo muito distinto daquilo que uma pessoa que pratica alguma dessas religiões em seu dia-a-dia.

Por isso, interpretar o significado de sonhar com macumba geralmente está associado a interpretar sua própria visão sobre este ritual. Este é o primeiro passo para entendermos o que o sonho quer dizer para você:

As diferentes interpretações da macumba

Para entender o que significa sonhar com macumba, o primeiro passo a ser tomado é compreender sua própria interpretação sobre a macumba. Neste momento, é importante agir com sinceridade, ou sua interpretação pode ser completamente errada.

É possível que você interprete a macumba como algo ruim, como uma prática obscura voltada para o mal, por exemplo. Neste caso, a despeito de sua visão possivelmente ser baseada na falta de conhecimento, é necessário entender que este é o seu ponto de partida para a análise.

Por outro lado, é possível que você entenda a macumba como uma manifestação religiosa, como uma forma de alcançar seus objetivos com mais facilidades ou, simplesmente, como uma manifestação de fé própria.

Sonhar com macumba como sinal de desejo de mudança

Para quem crê na capacidade da macumba atingir seus objetivos, é possível que sonhar com macumba seja uma representação de que você busca por mudanças em sua vida. Se você ainda não recorreu ao ritual, pode ser um recado de seu subconsciente de que você entende que algo precisa ser feito a respeito de um aspecto relevante de sua vida.

O sonho não necessariamente indica que você deva recorrer ao ritual para buscar por essa mudança. Trata-se apenas de um indicativo de que você percebe que uma mudança é necessária, de maneira simbólica.

Sonhar com macumba como símbolo do medo

Em uma sociedade altamente calcada em preceitos europeus, é comum que a associação de rituais de religiões afro seja próxima à ideia de algo ruim, ou algo a ser temido. Se este é o seu caso, é possível que o sonho simbolize algum medo seu.

É possível, também, que este sonho esteja diretamente relacionado com a ideia de que um inimigo desconhecido esteja querendo o seu mal, e que você sente essa perseguição em sua vida, por exemplo.

Traumas infantis

Em alguns casos mais raros, sonhar com macumba pode ser simplesmente a retomada de algum medo de sua infância que foi reativado por algo que aconteceu durante o seu dia. Muitas vezes, crianças são ensinadas a temer macumbas, criando todo uma imaginário de pavor que é guardado como um trauma infantil. Se você for exposto a algum elemento que reative esse medo, é possível que simplesmente sonhe com isso, sem grandes indicativos sobre seu estado atual.