Significado dos Sonhos

Sonhar com leão: qual o significado?

Sonhar com leão é um dos mais interessantes contextos que existem na simbologia dos sonhos. Isso porque leões não fazem parte da vida cotidiana de praticamente ninguém que não seja especializado no tratamento ou estudo destes animais. Dessa forma, é difícil determinar um significado unificado para servir como interpretação geral sobre o animal para as pessoas.

Em outras palavras, é um tipo de sonho absolutamente contextual, que exige compreender a situação presente da vida da pessoa, sua interpretação sobre leões, e o contexto no qual o próprio sonho acontece.

Isso ocorre porque um leão pode ser, ao mesmo tempo, símbolo de coragem ou do sentimento de medo. Pode ser um líder, mas poder ser um perigo. Pode ser caça, mas também pode assumir a posição de caçador.

Entenda quais são as possíveis interpretações de sonhar com leão, de acordo com suas variadas formas de compreender o animal:

O significado geral de sonhar com leão

Embora seja impreciso falar sobre uma simbologia universal de um leão, é possível estabelecer alguns ícones típicos do animal. O leão é tradicionalmente interpretado com o “rei da floresta”. É corajoso, agrassivo, dominante e feroz.

Quando o leão não é uma ameaça para quem sonha, geralmente carrega esta simbologia de bravura e proteção. Isso não significa, é claro, que todo leão indique isso.

O leão como signo astrológico

Para quem relaciona-se com os signos do zodíaco, um leão pode significar o conjunto de características daqueles que nascem entre os últimos dias de julho e agosto. Essa é uma interpretação que só é válida para quem domina os traços atribuídos a este signo, pois trata-se de uma camada de conhecimento adquirida, que não tem como ser referenciada sem conhecimento prévio sobre o assunto.

O leão como sinal de proteção

Uma das formas mais tradicionais de sonhar com leão, é seu uso como um símbolo de proteção, como um animal que surge entre você e a ameaça a seu favor. Nestes casos, a interpretação mais comum é o sentimento de segurança que é passado pela imagem.

Ao mesmo tempo, pode indicar sua própria insegurança – a necessidade de que o auxílio seja externo. É necessário analisar o contexto no qual você vive, e como estão suas emoções para entender o que o animal realmente significa.

O leão como ameaça

Enquanto algumas pessoas sonham com leões como seguranças particulares, tantas outras sonham com a ideia de estarem sendo perseguidas por um leão. Neste caso, a ideia de que o leão é um animal astuto, bravo e agressivo funciona diretamente contra a sua segurança.

Pode refletir a ideia de que você sente excesso de exposição à violência, ou impotência contra possíveis ameaças. Na maior parte das vezes, não há muito que possa ser feito caso uma leão ataque você. Essa imagem mental, portanto, costuma indicar que você não se sente capaz de proteger a você ou a sua família.

Símbolo do exótico

Por não ser um animal brasileiro, o leão geralmente está associado, em nosso inconsciente, ao exotismo. Por isso, ele pode representar a África, as aventuras e os riscos daquilo que é alheio à nossa realidade mais comum. Se a emoção gerada a partir disso for boa, pode indicar seu desejo por aventuras. Se for ruim, por outro lado, pode indicar o medo do desconforto e do desconhecido.