Significado dos Sonhos

Sonhar com laranja: o que significa?

Sonhar com laranja possui um significado que vai além das escolhas do filme O Poderoso Chefão ao representar elementos desta cor como um alerta de que uma violência estaria prestes a acontecer.

De maneira geral, muitos dos significados atribuído a sonhar com laranja podem ser aplicados tanto à cor quanto à fruta homônima. Alguns destes, no entanto, só podem ser aplicados a um ou outro, o que exige que você consiga diferenciar as duas coisas ao lembrar-se que sonhou com algum tipo de laranja.

Normalmente, as interpretações atribuídas a sonhar com laranja são:

Indicativo de saúde

Por algum motivo ainda não completamente conhecido, tanto a fruta quanto a cor de laranja são tradicionalmente associados à ideia de saúde. A laranja é, provavelmente, a mais representativa das frutas consideradas cítricas, e sua ingestão é associada a alimentação saudável, melhoria da imunidade corporal e uma série de outros contextos ligados à saúde.

Normalmente, ainda, a fruta é ligada à ideia de tropicalidade e refrescância, além de ser interpretada como um cor ativa, que estimula a prática de exercícios físicos, por exemplo.

Representação dos prazeres da vida

Para quem gosta de laranja, é possível que este tipo de sonho – sobretudo quando ele está focado no suco de laranja – trate da ideia dos pequenos prazeres, das indulgências diárias. Um suco de laranja é refrescante, é recompensador, e é uma excelente recompensa após um grande esforço ou uma caminhada sob o sol.

Por isso, a fruta pode sugerir que você esteja precisando de mais momentos prazerosos em sua vida, e que deve presentear a si mesmo de maneira mais frequente, nem que seja com pequenos gestos.

Representação de vitalidade sexual

Se, por um lado, sonhar com laranja pode ser associado à ideia de saúde, não há nenhum motivo para impedir que o sonho esteja mais focado com a ideia de saúde sexual. Normalmente representada pela cor em si, essa faceta da interpretação é muito mais presente em pessoas um pouco mais velhas, para quem a vitalidade sexual é uma preocupação mais frequente.

A cor de laranja é uma cor quente e estimulante. Diferentemente do vermelho, que também está associado à sexualidade, o laranja é vibrante, energético e revitalizante. Por isso, pode representar a preocupação de alguém em relação à sua saúde sexual, ou ser um tentativa de compensar frustrações em vida nesta área.

Representação de vitalidade emocional

Outro fator comumente associado a sonhar com laranja é a representação emocional ou psicológica que essa coloração geralmente enseja nas pessoas. Neste caso, pode-se partir da análise tanto da fruta quanto da cor presente em algum outro tipo de referência.

O laranja é tipicamente associado à extroversão, à energia e à generosidade. É uma cor geralmente ligada às coisas boas: é energética, mas não é agressiva como o vermelho, por exemplo. Isso faz com que uma pessoa que costume ser representada com roupas em laranja durante seus sonhos seja, geralmente, alguém que você considera “alto astral”, que parece deixar mais felizes os ambientes nos quais costuma frequentar.