Significado dos Sonhos

Sonhar com ladrão: qual o significado?

Cada vez mais comum em contextos de assaltos frequentes, sonhar com ladrão é uma temática bastante interessante para a interpretação de significados dos sonhos. Isso ocorre porque o sonho pode ter um caráter mais próximo do literal, onde o ladrão efetivamente representa um criminoso em busca de algo com valor monetário, ou uma concepção metafórica mais tradicional

Em ambos os casos, é possível observar várias interpretações possíveis. Por um lado, pode ser uma representação da violência atual, dos medos das constantes agressões urbanas que as pessoas sofrem em suas rotinas. Por outro, pode representar a sensação de insegurança física ou emocional, o sentimento de injustiça ou a representação de uma culpa reprimida em sua personalidade.

É exatamente por isso que essa temática é muito interessante, mas também é por isso que exige bastante cuidado em relação às análises. Interpretar este tipo de sonho corretamente exige uma relação cuidadosa entre o tema sonhado e os sentimentos e acontecimentos recentes em sua vida.

Sentimento de ter algo importante roubado de você

Sonhar com ladrão é uma associação direta com a ideia de ter algo que pertence a você levado embora. Na verdade, este tipo de sonho costuma estar associado com representações tradicionalmente ligadas a aspectos emocionais.

O ladrão não necessariamente representa o roubo, mas aquele que rouba. Quando perdemos algo material, geralmente estamos mais preocupados com a perda daquele objeto, e não com a pessoa que o roubou. A situação muda quando nossa preocupação é emocional – neste caso, o “ladrão” é alguém que nos machuca emocionalmente, e geralmente há uma certa proximidade em relação a nós mesmos.

Sensação de insegurança urbana

Embora as questões emocionais e metafóricas sejam as mais comuns neste tipo de simbologia, é bastante comum que sonhar com ladrão seja algo diretamente associado com o medo crescente da violência urbana.

Especialmente para pessoas que vivem em grandes cidades, ou centros urbanos que apresentam um crescimento recente na violência, este tipo de preocupação é cada vez maior, e faz com que muitas pessoas literalmente percam o sono durante a noite.

É possível que sonhar com ladrão, especialmente quando o ladrão em questão é anônimo, seja um reflexo direto de sua sensação de insegurança em sua própria cidade.

Sentimento de injustiça

Outro aspecto bastante característico de quem costuma sonhar com ladrão, é a sensação de ter uma injustiça cometida contra si mesmo. Ao ter algo seu roubado, algo que era seu – pelo qual você possivelmente investiu horas de trabalho, ou dedicação, ou reflexão, agora é de outra pessoa que nada fez além de roubar de você.

Isso pode ser aplicado a um relacionamento amoroso, a um celular, a uma ideia, um projeto e, até mesmo, a uma ação bem elaborada em seu trabalho, que acabou sendo atribuída a algum colega que ficou com as glórias, por exemplo.

Sonhar que você é o ladrão/ladra

Embora sonhar com ladrão geralmente esteja relacionado com a ideia de que há outra pessoa tomando aquilo que é nosso através da violência, é perfeitamente plausível que o oposto ocorra. Muitas pessoas sonham que elas próprias são as responsáveis pelo crime, mesmo que não pratiquem este tipo de ação durante a vida.

Se este for o seus caso, a boa notícia é que isso não significa que você seja uma pessoa naturalmente violente ou inclinada ao crime. A má notícia é que, na maior parte das vezes, essa é a manifestação de algum tipo de culpa reprimida em seu interior.

Neste caso, a culpa pode dizer respeito a uma série de aspectos de sua vida, mas na maior parte das vezes está relacionada com a metáfora de ter tomado algo de outra pessoa – geralmente, um relacionamento, uma traição, uma ideia, um cargo ou algo neste sentido.