Significado dos Sonhos

Sonhar com joias: o que significa?

Sonhar com joias é, na maior parte das vezes, uma representação de coisas valiosas para você. Não necessariamente, é claro, estes valores representam algo material: embora joias sejam essencialmente consideradas bens de valor, o sonho permite metáforas que associem algo abstrato e valioso a joias.

A própria língua permite essa associação, o que torna ainda mais recorrente a ideia de joias metafóricas. Alguém que diz, por exemplo, que seus filhos são suas joias não está dizendo que eles possuam um valor financeiro, mas que são muito valiosos para si.

Além da perspectiva tradicional de valor, é útil considerar, ainda, qual o tipo de joia e se você reconhece os materiais que são utilizados nela, caso eles representem algo específico para você. Muitas vezes, sonhamos com joias que conhecemos – o que pode ser uma referência à pessoa que às possui, ou com pedras que significam algo para nós mesmos.

Por isso, é importante associar as interpretações tradicionais de sonhar com joia aos significados que são atribuídos por você a estes materiais:

Representação de valores e princípios

Tradicionalmente, a ideia de joia é ligada a valores. Joias não desvalorizam e são menos propensas a especulações do que outros tipos de itens associados às finanças. Nas metáforas típicas de sonhos, o valor de uma joia adquire um caráter mais amplo, adotando o significado de princípios, condutas e  formas de agir.

Suas joias podem representar, por exemplo, a maneira como você enxerga o mundo, seus princípios mais básicos e suas crenças. Comprar uma nova joia pode indicar que você está aberto a pensar sob novas perspectivas, enquanto perder uma joia pode representar a ideia de que você está abandonando certos valores – o que pode ser encarado como algo positivo ou negativo, a depender a maneira como você se sente no sonho.

Indicativo de que alguém ou algo é importante para você

Alguém que carregue joias muito belas durante o seu sonho provavelmente representa alguém que você goste muito, alguém que tem um valor inestimável para você. Algumas vezes, este valor não representa algo afetuoso. É possível que você com alguém que é financeiramente valioso para você, como um parceiro comercial ou chefes, por exemplo.

Em alguns casos, certos itens são ornados com joias distintas. Nesta situação, sonhar com joia tende a representar que aquela coisa é importante para você. É possível que essa coisa seja importante de maneira literal, ou que ela seja a representação de alguém, algum projeto ou ideia que você considere importante.

Referência a alguém ou alguma data

Muitas vezes, sonhar com joias não diz respeito ao item em si, nem aos seus valores ou materiais. Há situações em que se trata de uma joia que você reconhece, cujo dono ou dona é conhecido(a) por você.

Nestas situações, é possível que o item seja uma representação da pessoa, sendo apenas um indicador sobre o assunto que é efetivamente tratado no sonho. Em alguns casos, a joia pode indicar que a pessoa que a está utilizando possui os mesmos valores do que a pessoa que é proprietária daquele item.

Certas joias, ainda, representam dadas e situações de sua vida. Sonhar com joias como alianças pode representar algo sobre seu casamento, enquanto uma joia dada a você por uma certa pessoa pode representar este indivíduo.

Indicativo de riqueza e status social

Sonhar com joias pode ser um representação tanto de como você enxerga às pessoas em relação à sua “nobreza” ou status social, quanto uma representação da riqueza que você pretende obter na vida.

Muitas vezes, essas joias não indicam algo financeiro sobre uma pessoa. Por isso, é bastante comum que um sonho inclua joias que se revelam falsas, que descascam ou se rompem durante a história, indicando que aquilo que a pessoa aparenta ser não corresponde exatamente ao que ela é de fato.