Significado dos Sonhos

Sonhar com irmão: o que quer dizer?

Sonhar com irmão é algo bastante comum, especialmente para quem possui um irmão, obviamente. É possível, no entanto, que estes sonhos surjam mesmo para quem não tem irmãos, na medida em que o imaginário popular constrói significados mais ou menos estabelecidos sobre os laços fraternais.

Não à toa, é muito comum dizer que amigos muito próximos, com laços muito estabelecidos, são considerados praticamente irmãos seus – a relação imaginária entre irmãos é tão construída que pode-se fazer comparações de fraternidade com outras pessoas a despeito de qualquer vínculo genético com elas.

Exatamente por isso, sonhar com irmão é algo que tende a ser muito significativo para a maior parte das pessoas. Isso não significa, por óbvio, que todas elas enxergam a mesma mensagem na presença de um irmão em seus sonhos – pelo contrário: é necessário considerar como é sua relação com seu irmão, a existência ou não de um em sua vida, e quem você considera irmão em sua vida.

Só assim é possível concluir o que significa sonhar com irmão em seu contexto, interpretando adequadamente a influência dessa figura em sua vida. Entenda quais são as interpretações tradicionais de sonhar com irmão:

Indicativo de saudades ou de traços que você atribui a seu irmão

Muitas vezes, as diferentes circunstâncias da vida fazem com que irmãos afastem-se com o passar do ano – seja de forma física, ou em relação a questões de afeto. Por isso, é muito comum sonhar com irmão uma vez que você vivencia situações que lembrem ele, ou encontre pessoas com traços que você costuma atribuir a ele.

Se você tem um irmão falecido, é possível que o sonho represente a saudade e o quanto você gostaria que ele ainda estivesse presente em sua vida.

Representação de alguém que você considera um irmão

Outra maneira muito comum de sonhar com irmão é ele estar associado a algum amigo seu. Neste caso, a ideia geral é que você associa aquelas duas pessoas no status de irmão. Em outras palavras, aquele amigo que está ligado ao seu irmão de sangue é inconscientemente interpretado como alguém que forma a sua família.

Representação de seus aspectos masculinos

Se você você é uma mulher, é bastante comum que sonhar com irmão seja uma representação daquilo que Carl Jung chamava de Animus, que é a representação de si mesmo através do sexo oposto.

São, em geral, traços que você considera ser tipicamente masculinos e que estão presentes em você. Essas questões, representadas em seu irmão, permitem visualizar melhor aspectos de si mesma sem distanciar-se muito de quem você é, ou daquilo que considera familiar.

Sonhar com irmão passando por problemas

Se você sonhar com seu irmão passando por algum tipo de risco ou problema, é possível que este seja um reflexo da sua preocupação com a segurança dele. Em alguns casos, pode ser até mesmo a percepção inconsciente de que ele atravessa por algum problema, através de detalhes que você observou, mas não compilou para perceber qual é essa dificuldade.

Neste caso, é possível que o sonho seja tanto uma manifestação de sua preocupação em relação a essa situação, quanto um alerta de que ela pode estar acontecendo. Por vezes, o entanto, o fato de ele estar com algum problema pode estar relacionado com a ideia de que o relacionamento entre vocês está fragilizado.

Sonhar que irmão morrendo

Se você sonhar que seu irmão está morrendo, pode-se utilizar duas análises distintas. A primeira, é a ideia de afastamento: a morte indica o rompimento de algo, em um sonho, sugerindo que a relação entre você é cada vez menos existente.

Além disso, pode-se interpretar essa imagem com a ideia de que um “pedaço de quem você é” está deixando de existir. Isso ocorre porque irmãos são parte da formação de nossa personalidade, e a sua morte metafórica pode representar essa parte deixando de existir.