Significado dos Sonhos

Sonhar com irmã: o que significa?

Sonhar com irmã é um tipo de temática tão comum para quem possui uma irmã, que seu significado pode parecer até mesmo irrelevante. Isso não indica, no entanto, que interpretações relevantes não possam ser feitas sobre o assunto – pelo contrário. Sonhar com irmã permite a elaboração de vários cenários e contextos que sugerem muito sobre seu atual estado emocional, seus desejos, medos e preocupações.

Além disso, é necessário considerar que sonhar com irmã é algo que pode acontecer com quem efetivamente tem uma irmã, assim como com filhos únicos ou pessoas que só possuem irmãos homens. Neste caso, há a necessidade de analisar o que uma irmã representa em seu imaginário.

De forma geral, no entanto, a ideia de sonhar com irmã está associado ao que o imaginário popular constrói como sentimento fraternal: o carinho, a proteção, alguém com quem contar e, até mesmo, a representação de vários traços que você associa a ela.

É evidente que essas concepções mudam na medida em que a forma que você enxerga sua relação fraternal é distinta daquela tradicionalmente atribuída às pessoas. Se você possui uma relação ruim com sua irmã, por exemplo, as interpretações tomam um caráter completamente distinto.

Por isso, utilize as interpretações a seguir para relacionar as formas tradicionalmente atribuídas ao significado de sonhar com irmã com a maneira como você se relaciona de fato com a sua:

Sentimento de saudades a ela ou em relação a certos traços

É muito comum que, durante a idade adulta, irmãos percam seu contato em função de circunstâncias diversas: trabalho, distância física, desenvolvimentos distintos durante a vida, etc. Se este é o seu caso, é possível que sonhar com irmã seja simplesmente um reflexo de saudade.

Este tipo de sonho é especialmente comum quando você vivenciou uma situação que costuma atribuir aos traços dessa irmã. Se ela é uma pessoa atrapalhada, por exemplo, e você presencia alguém tendo este tipo de atitude, é possível que seu subconsciente rememore ela durante o sono.

Representação de sua Anima

Se você é um homem e conta com uma irmã, a imagem dessa irmã pode ser a forma como o seu cérebro representa sua Anima – a versão feminina de você mesmo. Trata-se de um conceito desenvolvido pelo psicanalista Carl Jung, que defendia que traços do sexo oposto em nós mesmos precisavam ser aceitados em um processo de individuação.

Se você ainda não os aceitou, sonha com eles em um corpo do gênero oposto, como se não fizessem parte de você. Sonhar com irmã como uma representação de sua Anima é uma maneira de ilustrar o quanto aquela mulher está próxima de você, e pode ser uma sugestão de que você está próximo do processo de aceitação.

Sonhar que sua irmã está passando por problemas

Se você sonhar com irmã em uma situação de risco, ou passando por algum tipo de problema, é comum que a causa deste sonho seja a reunião de elementos que deixam você em estado de preocupação, mas que ainda não foram racionalizados. Se este for o caso, é possível que seja um alerta para fazer que você perceba que sua irmã passa por alguma situação complicada.

Em alguns casos, no entanto, é possível que o sonho seja simplesmente uma representação do quanto você se preocupa com ela. Essa segunda opção é mais comum para irmãos e irmãs que protegeram ou foram responsáveis por cuidar da irmã por longos períodos, em um sentimento fraternal que quase assume um caráter paternal ou maternal.

Sonhar com irmã prestes a morrer

Há duas interpretações tradicionais para sonhar com irmã morrendo, na psicanálise. A primeira e mais comum é a representação de um afastamento completo. A morte é um indicativo de interrupção, um fim do contato, e sugere que essa pessoa parece estar cada vez mais próxima desse status em sua vida.

Por outro lado, sua irmã pode representar alguns aspectos seus – como uma parte de quem você é. A morte dela, durante o sonho, indica que você sente estar perdendo aspectos que sempre considerou muito próprios.