Significado dos Sonhos

Sonhar com insetos: o que quer dizer?

Sonhar com insetos é algo bastante comum na hora de dormir. Na verdade, há diversos tipos de significados distintos que podem ser atribuídos a estes sonhos, e os motivos são os mais variados possíveis.

Em primeiro lugar, há a característica de que “insetos” não são uma coisa única. Certamente, a maneira como você se sente a respeito de um besouro não é a mesma como se sente em relação a uma formiga, que não é a mesma como se sente em relação a uma abelha ou um gafanhoto.

Além disso, há o contexto geral de como você se sente em relação a este ou estes animais. De maneira abstrata, insetos são interpretados como seres de valor reduzido, algo que não importa muito para ninguém. Uma abelha, por outro lado, pode ser algo que você considere simpático, ou algo que você tema profundamente.

Por isso, é necessário analisar não apenas se há um tipo de inseto específico com o qual você está sonhando, ou é um conceito geral sobre estes animais, bem como as suas referências sobre estes bichos. Só assim será possível compreender o que sonhar com insetos significa para você, especificamente.

Significados gerais de sonhar com insetos

De maneira bastante generalizada, é correto dizer que sonhar com insetos possui uma categoria razoavelmente bem definida no imaginário popular. Em geral, são seres impeditivos, mas não verdadeiramente nocivos.

Em outras palavras, insetos são interpretados como um pequeno obstáculo, um incômodo que pode ser superado com apenas um pouco de coragem. Eles podem se tornar perigosos, no entanto, quando se reúnem em grande número, o que indica que fazem referência a um problema que precisa ser resolvido o quanto antes.

Essa interpretação abstrata, no entanto, não é a única possível. Quem possui alguma associação com culturas egípcias prévias ao islamismo, por exemplo, pode ter a referência de que certos insetos estão ligados à imortalidade, como é o caso dos besouros.

Sonhar com insetos cercando você

Um sonho muito comum e bastante aterrorizante é a idade de estar com insetos por absolutamente todos os lados, possivelmente com eles andando por você. Este sonho geralmente é associado à sensação de ansiedade ou nervosismo, e tende a ser frequente em pessoas que se sentem sob grande pressão e influência de problemas externos.

Os tipos de insetos nos sonhos

Entre os principais tipos de insetos que protagonizam os sonhos, os mais frequentes são:

Formigas

Geralmente, a ideia de formiga é associada ao trabalho manual, desgastante e pouco produtivo. É especialmente comum para quem passa por fases de insatisfação profissional, ou sente não ser valorizado em diversos aspectos da vida, sendo apenas “mais um no formigueiro”.

Abelhas

Abelhas também costumam ser associadas à ideia de trabalho, mas em um aspecto mais positivo. Elas geralmente simbolizam cooperação, bom funcionamento e ocupação. Quando o sonho inclui uma picada de abelha, no entanto, a tendência é o indicativo de um machucado causado por alguém que é capaz de deixar uma marca poderosa.

Baratas

Baratas são, possivelmente, os mais odiados entre os insetos. Sonhar com elas pode ter dois significados distintos. Por um lado, a ideia de sujeira, vida nos submundos e repugnância é a dominante. Por outro, a capacidade de sobrevivência a despeito do ódio alheio pode indicar que você enxerga alguém como altamente resistente e capaz de superar adversidades.

Moscas

Contar com a presença de moscas em um sonho costuma simbolizar a sujeira e a podridão. Moscas são tipicamente associadas a coisas que já passaram de seu prazo e estão atraindo estes seres que indicam a podridão. Este tipo de referência é bastante comum até mesmo no cinema: se um corpo, em um mistério policial, está coberto de moscas, isso indica que ele já está apodrecendo naquele local.