Significado dos Sonhos

Sonhar com guerra: qual o significado?

Sonhar com guerra é algo razoavelmente usual para pessoas de todos os sexos e idades, mas é especialmente frequente para aquelas pessoas que atravessam um momento conflituoso em algum perspectiva de sua vida. A ideia de guerra é, na prática, a elevação máxima de um conflito até o ponto de rompimento daquilo que se considera tradicionalmente como a civilidade.

Em outras palavras, é o escalonamento de uma tensão para o ponto mais violento e agressivo que se pode imaginar. Embora a maior parte das pessoas não vivencia a guerra na prática, quase todos possuem referências o suficiente – através de livros, notícias e filmes, por exemplo – para criar a situação imaginariamente, e refletir desejos, anseios e medo da forma mais crua possível.

Entenda quais são as principais interpretações utilizadas para analisar o que significa sonhar com guerra, e o que isso pode dizer a seu respeito:

Conflitos internos que precisam de solução

Embora a ideia de guerra geralmente seja associado ao conflito de duas nações distintas entrando em conflito, é comum que este escalonamento da violência seja metaforicamente associado à ideia de dois pontos conflitantes dentro de nós mesmos.

Nestes casos, os conflitos externos geralmente possuem efeitos relevantes em nossas vidas, pois são associados à guerra quando possuem um grande impacto, ou podem ser considerados “devastadores” em algum sentido. Em geral, a guerra apresentada reúne elementos que mostram quais são as escolhas que cada um destes lados representam. Esses elementos podem ser quase literais, ou pode ser necessário que você os interprete para entender qual o significado.

Sensação de desordem e caos na vida desperta

Em alguns casos, a ideia de guerra não é tão relacionada a um conflito entre pontos distintos, mas a seus efeitos. Entre as formas da guerra muito comuns que estão presentes no imaginário popular, a ideia de cidades completamente devastadas, fogo, caos e fumaça estão entre as mais típicas.

Por isso, não é nada surpreendente que seu imaginário construa um cenário de guerra para refletir a maneira como você se sente durante sua vida desperta. Trata-se de um sonho comum para pessoas que passam por situações difíceis e que sentem pouca esperança em relação a possíveis melhorias.

Referência a comportamentos agressivos ou abusivos que você vivencia

Outra maneira comum de sonhar com guerra é refletir o comportamento violento ou abusivo de alguém nas barbáries de um conflito armado escalonado ao limite máximo. Neste caso, a grande metáfora está na ideia de que alguém com um comportamento deste tipo faz com que todo o seu entorno se torne um cenário caótico, de conflito e explosividade.

Na maior parte das vezes, esse sonho chega ao seu imaginário como um pedido de auxílio. Se a pessoa não faz parte de seu convívio frequente, pode ser um indicativo de como você interpreta aquela pessoa.

Compensação da sua passividade na vida desperta

Em alguns casos, pessoas muito passivas, que evitam expressar seus próprios desejos e posições, costumam reprimir estes sentimentos, ao ponto em que precisam extravasar tais características nos sonhos.

Se você se sente uma pessoa muito passiva, é possível que este sonho seja até mesmo uma espécie de “chamado para a batalha”, indicando que você precisa se impor mais em algumas situações.