Significado dos Sonhos

Sonhar com gente morta: o que quer dizer?

Sonhar com gente morta é um tema pelo qual você possivelmente já passou ou ainda passará em suas noites de sono. Isso ocorre porque a morte é simplesmente inevitável, e todas as pessoas e figuras que morrem antes de nós mesmos, passam a formar um “catálogo” de pessoas mortas em nosso imaginário, mantendo suas referências e significados que poderão ser referenciadas durante o sonhos.

Obviamente, nem todas as interpretações sobre o que significa sonhar com gente morta são iguais – pelo contrário. O significado da pessoa para você, o tempo corrido desde o falecimento, a importância daquela figura em sua vida e uma série de outras características influenciam no verdadeiro significado de sonhar com gente morta.

É possível, no entanto, elaborar uma série de possíveis significados mais prováveis. Para entender qual deles é o mais aplicável ao seu caso, é necessário considerar seus contextos adicionais e, até mesmo, demais elementos presentes no sonho.

Apenas dessa maneira será possível compreender o verdadeiro significado de sonhar com gente morta. Confira quais são as possíveis representações deste tipo de sonho:

Saudades da pessoa em questão

Em alguns casos, existe uma razão muito simples para sonhar com gente morta: a falta daquela pessoa em sua vida. Nesta forma quase literal de sonhar com alguém, trata-se da compensação da ausência física de alguém com sua presença imaginária em nossos sonhos.

Este tipo de sonho é mais frequente quanto mais próximo é o falecimento da pessoa em questão em relação ao momento do sonho. Também é comum que estes sonhos de representação saudosa ocorram quando você retoma fotos, gravações ou qualquer outro material que lembre a pessoa falecida, “reativando” memórias mais intensas.

Conclusão de uma relação

Uma das punições mais duras que a morte pode causar é, certamente, a sensação de inconclusão em relação a uma pessoa. Isso é especialmente comum nos casos de pessoas que morrem de maneira repentina – sem uma doença anunciada, ou um longo preparo.

Nestes casos de mortes inesperadas, a situação nunca é preparada para uma despedida. Quando alguém passa por uma forte doença terminal, por exemplo, é comum que os familiares entrem em um estado de aceitação, e resolução de todas as questões com essas pessoas: há a solução de brigas, demonstração de afeto e troca de palavras gentis.

Quando a morte é abrupta, no entanto, as pessoas podem estar em meio a um momento complicado, sem um sentimento de conclusão. Nestes casos, sonhar com gente morta é uma forma que nosso inconsciente encontra para “encerrar” algo em aberto com aquela pessoa, como obter um perdão para uma briga, ou buscar uma explicação mais confortável para o ocorrido.

Experiências recentes que lembram a pessoa

Uma pessoa, em nossa memória, é formada por uma série de traços, experiências e características. Muitas delas, inclusive, são associadas a locais ou fatos. Revisitar sua antiga escola, por exemplo, pode promover o sonho com alguma amizade de infância que você sabe já ter falecido, por exemplo.

Sensações que são atribuídas à pessoa morta

Em nosso cérebro, também dedicamos alguns sentimentos a certas pessoas, e a retomada destes sentimentos podem estimular o sonho com a pessoa já falecida. Imagine uma pessoa viúva há algum tempo, por exemplo, que viveu apaixonada durante anos por seu cônjuge.

Se essa pessoa apaixonar-se novamente, é muito provável que sonhar com gente morta – especialmente com o cônjuge falecido – torne-se comum por um tempo. Isso ocorre porque o sentimento de paixão foi retomado por ela, e este sentimento era geralmente associado à pessoa que já faleceu. Não se trata de um recado do além, ou de algum símbolo – é apenas um processo de associação simples feito pelo cérebro.