Significado dos Sonhos

Sonhar com gato: qual o significado?

O ato de sonhar com gato é muito comum para algumas pessoas, e muito raro para outras. Na verdade, é o tipo de sonho que depende bastante do tipo de associação que um pessoa tem em relação a gatos em seu dia a dia. Quem convive apenas com cães, por exemplo, sonhará de maneira muito mais rara com gatos, pois sua referência de animal espontâneo é distinta.

Sonha com gato pode representar uma série de significados diferentes. Ao longo de nossa história, recebemos uma série de referências distintas sobre o que significa um gato em nossa vida. Muitas vezes, trata-se de um animal, misterioso e poderoso, pois é um caçador perspicaz que herdou as habilidades felinas. Em tantas outras, o gato simplesmente representa a ideia de um animal divertido, atrapalhado e espontâneo, como um pet que faz companhia em casa.

Por isso, é importante levar dois contextos em consideração, na hora de interpretar os sonhos com gatos: em primeiro lugar, deve-se perguntar qual a situação na qual o gato apareceu no sonho, e quais são suas características; em seguida, é necessário considerar o que o gato representa pra você, de maneira geral

Com essas duas questões respondidas, é possível utilizar o auxílio das tradicionais interpretações de gatos nos sonhos:

O que significam os sonhos com gatos?

Gatos podem representar companhia e carinho, ao mesmo tempo em que podem representar independência e individualidade. Além disso, pode-se associar sua figura com o misticismo e com a intuição, ou com a sexualidade, com a indiferença ou com a curiosidade.

Em função dessas várias características associadas aos gatos, é necessário levar em consideração o contexto do sonho muito mais do que a simples imagem de um gato. Muitas vezes, o comportamento do gato pode representar até mesmo uma pessoa, o que torna a interpretação muito distinta.

Sonhar com gato amigável ou agressivo

Essa é uma característica importante a ser analisada em seu sonho: gatos amigáveis são carinhosos, companheiros, representam a família e os amigos. Eles ronronam com o carinho e são companheiros divertidos de se ter por perto. Neste caso, suas emoções possivelmente estão referenciando aspectos positivos e familiares para você.

Se, por outro lado, o gato for agressivo, ou aproximar-se de um comportamento selvagem, a interpretação deve ser refeita. Neste caso, ele pode representar você ou alguém que não recebeu os cuidados e atenções necessárias em certo momento da vida. Pode demonstrar, ainda, alguém que precise ser controlado ou domado.

Em alguns casos, pode representar sua própria dificuldade de entrar em um relacionamento sério, sentido-se um “gato selvagem” que precisa passar pelo processo de domesticação.

O caçador e o perspicaz

Sonhar com gato também pode ser referência a um momento de caça ou perspicácia em sua vida. Se você já viu um felino na caça, deve ter observado seu impressionante talento para aproximar-se do alvo e atacar na hora correta.

Neste sentido, é importante entender quem o gato representa, e quem é que está sendo perseguido por essa competente arma natural.

O gato como símbolo de azar

Uma característica existente, embora cada vez menos presente, de gatos é sua ideia de presságio de azar – especialmente quando falamos de gatos pretos. Este tipo de interpretação é razoavelmente menos comum, pois a ideia diminui bastante ao longo do tempo. Mesmo assim, pode ser um símbolo inconscientemente mantido, que representa algum tipo de azar que você sinta em sua vida.