Significado dos Sonhos

Sonhar com fuga: o que quer dizer?

Sonhar com fuga é uma representação bastante tradicional de problemas, desafios ou questões que queremos evitar em nossa vida. Muitas vezes, a fuga representa o medo sentido ou, até mesmo, sua incapacidade atual de enfrentar uma certa situação provável em seu futuro.

Além dos desafios propriamente dito, sonhar com fuga pode representar uma verdade que assusta você, da qual você instintivamente tem a reação de fugir para que seja evitada em sua vida. Por vezes, ainda, a fuga representa algo que é verdadeiramente nocivo para a sua vida, como um alerta de algo do que você deve se afastar.

Por isso, se você sonhar com fuga, é provável que este sonho possa ser interpretado a partir de algum dos significados a seguir:

Medo de seus compromissos atuais

Sonhar com fuga pode sugerir o quanto você gostaria de estar longe dos compromissos que parecem “perseguir” você em seu cotidiano. Neste caso, a fuga adquire uma interpretação quase literal – trata-se de realmente fugir de seus compromissos e preocupações atuais, dando um tom de covardia e indisposição para você.

Este tipo de sonho pode servir tanto como um alerta para a sua atual insatisfação com o contexto de vida no você se insere, quanto como uma autocrítica, sugerindo que você sempre age de maneira covarde em relação aos seus desafios mais relevantes. É exatamente por isso que é tão importante contextualizar a situação na qual o seu sonho acontece.

Sensação de não conseguir controlar seus sentimentos de medo

Sonhar com fuga em um contexto onde se torna claro o seu padrão comportamental de medo pode ser um alerta a respeito da quantidade de vezes em que você opta por fugir de seus desafios, em vez de enfrenta-los.

Neste caso, o sonho é uma ilustração do seu comportamento, sugerindo que você deve fazer um esforço para controlar melhor o seu próprio medo, vencendo os obstáculos impostos em sua vida.

Falta de preparo para alguma situação

Se seu sonho coloca você em uma situação na qual a única solução aparente é fugir, há um claro indicativo de que você é efetivamente incapaz de enfrentar os desafios impostos em sua frente. Neste caso, torna-se óbvia sua preocupação inconsciente com o possível despreparo em relação a certos desafios possíveis em sua vida.

Neste caso, o sonho pode ser uma manifestação de sua insegurança para enfrentar algumas situações, ou uma forma de despertar você para a necessidade de estar melhor preparado (a) para os próximos desafios que acontecerão em sua vida.

Uma verdade da qual você quer fugir em sua vida

Existem muitas situações, informações e contextos dos quais simplesmente queremos fugir. Entre as coisas que simplesmente não podemos resolver, os arrependimentos costumam ser as mais dolorosas, pois já aconteceram e raramente podem ser reparados.

Essas verdades dolorosas podem ser algo que queremos evitar, e sonhar com fuga de uma situação que remonta aqueles episódios costuma ser um reflexo de uma situação incômoda recente que obrigou você a lembrar daquela situação embaraçosa que você tenta esquecer, mas parece sempre voltar à tona.