Significado dos Sonhos

Sonhar com frutas: o que significa?

Sonhar com frutas é algo razoavelmente comum no imaginário popular, mas existem algumas ressalvas sobre a temática. Embora seja comum que frutas estejam presentes em nossos sonhos, elas geralmente não possuem um papel central em nosso imaginário.

Na maior parte das vezes, é possível que apenas componham o cenário. Quando assumem protagonismo e passam a representar algo importante, no entanto, é muito relevante dar atenção para este elemento, pois são significados são diversos e relevantes.

Sonhar com frutas pode ser uma representação das várias características externas ou internas de sua vida. Pode se tratar, por exemplo, da representação da doçura e da abundância, ao mesmo tempo em que pode representar o fruto de um trabalho duro, bem como da própria fertilidade.

Tudo dependerá, nesta interpretação dos elementos adicionais e, sobretudo, do tipo de situação pela qual você passa na vida. Será necessário somar seu atual contexto com as interpretações mais tradicionais para compreender eficientemente o significado de sonhar com frutas.

Saiba quais são estas significações arquetipicamente atribuídas a sonhos que incluem frutas:

Representação da bondade, da doçura

Frutas são alimentos doces que, mesmo quando ainda estão azedas, trazem uma sensação de frescor e de leveza. Por isso, geralmente as associamos com coisas felizes e positivas. Na maior parte das vezes, as frutas tropicais são as mais utilizadas para representar aspectos positivos, o que é útil na hora de interpretar o que significa sonhar com frutas, no seu caso.

Comer uma fruta bonita que está com gosto péssimo, durante o sonho, pode ser um indicativo de alguém ou algo que parece ser doce, mas na verdade é muito ruim em seu interior.

Representação dos frutos de seu esforço

Na língua portuguesa, temos a relação entre a palavra frutos como aquilo que é gerado pelas plantas, da mesma maneira como a relação com a consequência de certas ações. Em função desta característica específica de nosso imaginário, é bastante possível que sonhar com frutas seja, na verdade, uma representação dos resultados de seu esforço.

Muitas frutas e abundância podem indicar que está tudo correndo bem em sua vida – especialmente no aspecto financeiro. Pouca fruta, por outro lado, indica que você sente medo de sua situação. Frutas podres ou infectados podem representar os frutos podres de ações negativas que você sente ter tomado.

Indicativo de fertilidade

As frutas são o local onde as sementes estão protegidas. Sem elas, muitas plantas simplesmente não poderiam existir e reproduzirem novos indivíduos. Embora o indicativo de fertilidade mais comum em nossos sonhos seja o ovo, sonhar com frutas também pode ser uma representação de fertilidade em algum sentido.

É razoavelmente comum, aliás, que mulheres sonhem com este tipo de imagética, como frutas, ovos, bebês e gravidez, assim que ficam grávidas, mesmo sem saber conscientemente do fato, como uma reação interna às mudanças hormonais.

Representação de abundância

Embora frutas não sejam exatamente raras e caras no Brasil, somos fortemente influenciados pela cultura europeia, onde o cultivo de frutas e sua presença abundante não é tão comum. Na verdade, a representação de um banquete e de fartura inclui quantidades ilimitadas de frutas, o que faz com que nosso imaginário faça pensar nelas como um exemplo de abundância.

Sua cores são outro indicativo de que tudo anda bem. Frutas bonitas exigem um clima adequado e um solo fértil, o que certamente influencia em toda a abundância de comida, indicando riqueza e estabilidade.

Sugestões sobre sua alimentação

Se você está passando por problemas alimentares, ou simplesmente gostaria de perder algum peso, é comum que frutas e legumes repentinamente passem a fazer parte de seus sonhos com mais frequência. A ideia por trás disso é bastante simples: temos o hábito de associar as frutas à alimentação saudável, e sua presença em nossos sonhos é um indicativo fácil para o tema.