Significado dos Sonhos

Sonhar com fogo: qual o significado?

Sonhar com fogo certamente está entre os temas mais férteis do imaginário de nosso subconsciente. A temática pode adquirir uma gigantesca variedade de significados, a depender do contexto em que estamos em nossa vida desperta.

Este elemento pode simbolizar a transformação, a destruição, a proteção e, até mesmo o poder. Por isso, a forma como ele aparece no sonho, as referências e a maneira como você se sente em sua vida cotidiana são importantes para interpretar corretamente o significado.

Em outras palavras, sonhar com fogo é algo muito propício a interpretações criativas, mas é necessário lidar com o assunto com atenção e cuidado, para evitar conclusões precipitadas e enganadas.

Saiba o que significa sonhar com fogo, seus principais símbolos e variações interpretativas mais populares:

Sonhar com fogo destrutivo

Com o fogo, em um sonho, destrói algo ou alguém, ele pode representar uma série de coisas distintas. O fogo destrutivo pode sugerir forças internas ou externas. Nos casos internos, pode indicar a transformação interior. Quando algo é destruído pelo fogo, isso também pode indicar que sua própria personalidade ou atitude pode estar sendo consumida para o surgimento de algo novo, geralmente em um aspecto positivo.

Na maior parte dos casos, as metáforas destrutivas em relação à vida da pessoas dão início a uma nova etapa. Queima-se aquilo que é negativo para dar início a coisas melhores.

É necessário, no entanto, observar outras características do fogo como destruidor. Por vezes, ele pode representar a raiva, a fúria e a violência, especialmente quando é explicitamente causado. Neste sentido, associa-se o sentimento a quem é o responsável por ele.

O fogo como protetor

Embora a imagem mais comum a respeito da ação do fogo seja a destruição, é necessário considerar que ele também protege, ajuda a nutrir, afasta riscos e ilumina. Neste sentido, é possível que – ao sonhar com fogo – seu imaginário esteja diretamente associada à ideia de proteção.

Se este for o caso, é importante dar atenção a questões como: de onde vem o fogo? Quem ele protege? Ele foi dado por alguém? Quem é a pessoa que o controla. Essa características podem indicar quem você costuma associar a ideias de segurança e conforto em sua vida.

O fogo como poder

Quem controla o fogo tem poder. Essa ideia é mantida desde tempos imemoriais do desenvolvimento humano, e sua simbologia é mantida até a atualidade. O fogo é o iluminador e permite saber o caminho. Por isso, quando cumpre essa função, sua metáfora pode indicar que você está em busca de maior conhecimento, que persegue uma transformações positiva, baseada na iluminação, em sua vida.

Sonhar com incêndio

Os incêndios são outra imagem comum ao sonhar com fogo. Neste caso, é necessário associar as interpretações anteriores ao local que está incendiando. Se o incêndio ocorre em um local que represente seu passado ou um trauma antigo, por exemplo, pode significar que é o fim de uma etapa para dar início a uma nova, como uma forma de queimar as amarras negativas como aquela lembrança.

Quando ocorre sobre algo  pelo que você nutre bons sentimentos, no entanto, pode refletir insegurança e medo de perder algo importante para você.