Significado dos Sonhos

Sonhar com fantasma: qual o significado?

Sonhar com fantasma é um tipo de sonho bastante contextual: em geral, é muito mais comum e significativo para pessoas que acreditam em espíritos do que para aquelas que não possuem este tipo de crença.

A própria ideia de “fantasma” geralmente é mais relacionada às histórias e crenças, mas pode ser utilizada como um sinônimo direto de “espíritos”. Neste artigo, as duas palavras serão utilizadas como sinônimos, pois boa parte das interpretações a respeito da temática são idênticas.

Para uma correta interpretação do significado de sonhar com fantasma, é sempre conveniente associar as metáforas tradicionais sobre o assunto ao seu próprio contexto de vida. Questões como a perda de alguém recentemente, traumas, culpa ou momentos recente estranhos que você considera manifestações sobrenaturais tendem a ser muito mais facilmente ligados a essa temática.

Entre as principais interpretações tradicionalmente ligadas a sonhar com fantasma, destacam-se:

Um fantasma do passado

Há coisas, situações e pessoas que passam por sua vida em um determinado momento e parecem simplesmente nunca mais saírem dela. Estes são os chamados “fantasmas” de nosso passado, que volta e meia retornam para assombrar nossa vida.

Em geral, são situações que queremos que estejam de fato mortas e não retornem à vida, mas parecem ressurgir nas horas mais inapropriadas. Este tipo de sonho pode ser uma analogia à existência dessas assombrações que são um problema para tantas pessoas.

Manifestação de medo em relação a alguma atividade sobrenatural

Se você está no grupo de pessoas que realmente sente medo de manifestações sobrenaturais, assombrações e outros tipos de situações inexplicáveis, é possível que sonhar com fantasma seja um reflexo deste medo.

Uma das formas mais tradicionais de expressar este tipo de situação é o famoso sonho com espíritos e monstros após assistir um filme de terror que efetivamente assustou você, ou após uma situação que pareceu muito suspeita, em sua rotina.

Culpa ou arrependimentos

Muitas pessoas são verdadeiramente assombradas pela culpa ou pelo arrependimento de ações que tomaram no passado. Essa maneira de sonhar com fantasma diferencia-se da ideia dos fantasmas de nosso passado pois não a preocupação não é exatamente que a verdade volte à tona, ou a necessidade de escondê-los.

Trata-se simplesmente de um tipo de “assombração” que permanece com você como um peso constante, e parece atacar nos momentos em que você apresenta maior vulnerabilidade.

Saudades de alguém que já faleceu

Muitas vezes, a ideia de sonhar com fantasma é a forma mais simples de reviver pessoas que já faleceram e eram significativas para você. A escolha por sonha com o espírito dessa pessoa, e não com um momento de seu passado no qual ela estava viva, indica que você sente vontade de ter a presença dela por perto nos dias atuais, e não apenas em um passado nostálgico.

Em alguns casos, quando a pessoa faleceu há pouco tempo, é comum sonhar com seu espírito em um diálogo ou uma mensagem, gerando uma certa sensação de encerramento. Essa temática é especialmente comum para mortes inesperadas, quando parece faltar uma última conversa com essa pessoa.