Significado dos Sonhos

Sonhar com família: qual o significado?

Sonhar com família é algo absolutamente significativo no mundo dos sonhos. O fato de representar muita coisa, no entanto, não quer dizer que interpretar esse significado seja algo exatamente fácil. Cada membro da família em um sonho pode representar muita coisa: pode ser uma representação deles próprios, de seus traços ou, até mesmo, de sua “posição” dentro da relação familiar.

Sua família apresenta, ainda, uma aproximação simbólica com suas origens, suas crenças, a ideia de pertencimento. A relação de sangue com a família representa, para muitos, um laço eterno e impossível de ser rompido. Por isso, aspectos que relacionem você com aquilo que há de mais íntimo e primordial podem ser ligados à família.

Obviamente, há dois aspectos que precisam ser unidos para interpretar o que significa sonhar com família: de um lado, as interpretações tipicamente estabelecidas para a unidade familiar; de outro, a forma como você enxerga sua própria família.

Dessa forma, utilize as seguintes interpretações para o ponto de partida da análise do significado de seu sonho, considerando quais delas são mais adequadas à sua realidade, e quais delas são próximas ao significado possível:

Representação de seus próprios aspectos

Não é difícil imaginar de que maneira nossos familiares representam boa parte de nossos traços – assim como nós representamos alguns dos traços deles. Por isso, é possível que a imagem de sua família represente aspectos que são seus, demonstrados em uma visão uma pouco menos pessoal.

Se você sente estar passando por um período de grande irritação, por exemplo, é possível que sonhe com algum membro da família que seja mais irritado como uma forma de observar quais são os efeitos dessa irritação.

Outra forma muito comum de sonhar a respeito destes aspectos é a ocupação de “funções” que você atribuía a outras pessoas de sua família. Se você é, agora, pai ou mãe, é possível que sonhe com seus pais como uma forma de representar a si mesmo em funções paternais ou maternais, por exemplo.

Representação de segurança, afeto

Para a maior parte das pessoas, sonhar com família é a reunião de elementos positivos tipicamente associados a essas pessoas. É no seio familiar que a maioria de nós sente-se efetivamente segura, confortável, sem a necessidade de fingir, esforçar-se ou tentar representar algo que não efetivamente é.

Neste sentido, sonhar com família pode indicar que você sente falta dessa segurança e dessa reciprocidade de afeto – especialmente se você vive longe dela. Trata-se de um sonho especialmente comum para pessoas que estão passando por momentos de estresse ou dificuldade.

Representação de cobranças ou exigência

Ao contrário do exemplo anterior, há pessoas que enxergam no âmbito familiar um local de cobrança, desaprovação e julgamentos constantes. Em geral, quem possui este tipo de relação familiar não encontra o mesmo conforto que a maioria das pessoas encontra junto aos seus parentes mais próximos.

Para quem tem esse tipo de relação com seus familiares, a tendência é sonhar com o ambiente nocivo de cobrança quando o mundo à sua volta parece simular esse tipo de comportamento, gerando a sensação de frustração de desaprovação constante dos atos.

Nostalgia em relação a certos momentos da vida

Muitas vezes, sonhar com família é uma temática que faz referência a algum momento específico da vida. É comum sonharmos com um contexto familiar que ocorreu quando ainda éramos crianças, por exemplo, ou antes que algum membro da família tivesse falecido.

Nesses casos, o sonho diz respeito à intenção de retorno a esse momento da vida. É a retomada de tempos nos quais as cobranças eram menores, e a sensação de segurança no âmbito familiar parecia muito mais forte, sem a exigência de que algo fosse feito a respeito de nossas poucas responsabilidades.