Significado dos Sonhos

Sonhar com faca: o que quer dizer?

Sonhar com faca pode representar uma série de indicativos diferentes sobre nossas emoções, enquanto dormimos. A ideia de faca pode estar associada à necessidade de cortar algo, à violência ou, até mesmo, ao valor de joias.

Tudo depende da maneira como você referencia facas em seu dia a dia, e qual o tipo de contato possui com elas. Para a maior parte das pessoas, a associação direta com o instrumento é de cortar algo – podendo fazer referência a objetos, hábitos, relações ou qualquer outra coisa que a metáfora for capaz de associar. É possível, no entanto, que várias outras interpretações sejam tomadas.

Por isso, separamos as principais maneiras de se analisar um sonho com facas, e quais são as formas mais tradicionais de interpretar este símbolo no imaginário popular. Confira:

Sinal de raiva ou agressão

Sonhar com faca e ação envolvendo este instrumento geralmente indica algum nível de raiva em seu cotidiano. Esses sentimentos reprimidos de raiva e desapontamento geralmente acabam desencadeando sonhos violentos, onde instrumentos, machucados, perseguições e, até mesmo, batalhas acontecem.

Neste caso, é importante considerar contra quem essa faca está sendo utiliza, qual a situação na qual o conflito aparece e, sobretudo, quais são os elementos adicionais do sonho. É possível que esse sonho se repita diversas vezes – seja com facas ou com outros objetos que simbolizem a violência – até que os problemas que levam ao sonho tenham sido resolvidos.

Metáfora para palavras ditas

Tão afiadas quanto facas, algumas palavras agressivas podem procurar analogias para serem interpretadas em nossos sonhos. O uso de facas pela (ou contra) a pessoa envolvida no episódio pode representar o quanto aquelas palavras machucaram você. Se alguém lhe disse muito duro, é possível que você sonhe com essa mesma pessoa atacando você com um faca. Muitas vezes, é só através dessas metáforas que conseguimos perceber o quanto foi doloroso passar por tal situação.

Quando é você quem disse as palavras duras, obviamente é você quem estará atacando. Neste caso, no entanto, é comum que outras representações estejam em seu sonho, como dentes ou cabelos caindo, que também podem indicar a agressividade de palavras ou ideias.

Necessidade de romper com algo ou alguém

A forma mais direta de se interpretar o uso de uma faca é considerá-la um instrumento para cortar algo. Por isso, sonhar com faca em um contexto onde ela deverá ser utilizada contra algo ou alguém costuma indicar que você sabe que precisa cortar relações ou parar com certos hábitos em sua vida.

É comum que, quando se tratar de uma relação, você sonhe ter esfaqueado essa pessoa. Obviamente, essa não é uma representação lateral – simplesmente indica o rompimento definitivo que você considera necessário com aquela pessoa.

Sentimento de controle

As facas, assim como qualquer outra arma, garantem controle para quem as porta em relação a pessoas que não contam com nenhum instrumento de defesa. Por isso, se você sonhar com faca em uma situação de perigo ou conflito, isso pode indicar o quanto você se sente no controle ou fora de controle em sua vida desperta.

Se você sonhar que é a única pessoa com uma faca em mãos, por exemplo, pode indicar que sente-se confiante frente a situações difíceis, ou pode interpretar exatamente o oposto quando  são as outras pessoas que contam com o instrumentos, enquanto você não conta com nenhum tipo de vantagem.

Necessidade de defesa

A faca é, também, um eficiente mecanismo de defesa para todas as pessoas. O fato de precisar de uma faca, no entanto, indica que você sente estar na defensiva em relação a algum aspecto de sua vida. Por isso, ao sonhar com faca, em vez de agressividade, pode interpretar que sente preocupação inconsciente em relação aos contexto do sonho, que reflete sua vida desperta.