Significado dos Sonhos

Sonhar com estar subindo escada: o que significa?

Embora sonhar com estar subindo escada não seja o elemento central da maior parte de nossos sonhos, este é um aspecto icônico que simplesmente não pode ser ignorado. A ideia de uma escada oferece uma série interpretações bastante ricas sobre nossos anseios, medos e confianças.

Tradicionalmente, a interpretação de uma escada é um instrumento que permite descer ou subir diversos aspectos metafóricos, em uma referência direta à sua função no mundo desperto. Dessa forma, sonhar com estar subindo escada tende a ser uma referência para algum tipo de ascensão que interessa a você.

Obviamente, para interpretar corretamente o assunto é necessário compreender o papel dessa escada em sua vida, a partir do contexto no qual você se insere. Uma pessoa que esteja passando por um momento de crise financeira, por exemplo, pode enxergar a escada como uma forma de sair dessa situação problema. Quem se dedica à espiritualidade, pode enxergar a subida como uma evolução espiritual.

A parti dessa contextualização, é possível utilizar as interpretações mais tradicionais sobre o assunto para compreender o significado de sonhar com estar subindo escada, em sua vida:

Símbolo de transição positiva

No imaginário popular, a ideia de subir é tradicionalmente interpretada como algo positivo e desejável. Dessa forma, o sonho de subir uma escada representa uma transição de nível em relação a algo de suba vida, com uma característica tipicamente positiva.

É necessário considerar, no entanto, se você consegue enxergar o que há no novo andar, em seu sonho. Muitas vezes, essa transição positiva pode ser invertida quando que é encontrado no andar é algo ruim. Neste caso, a ideia é de que você está se esforçando para atingir algo que, na verdade, não tem nenhum valor. Trata-se, neste sentido, de uma espécie de luta em vão.

Elevação espiritual ou de conhecimento

Algo interessante sobre a ideia de sonhar com escada está relacionado com o fato de que é você quem sobe a escada. Nada é levado para cima ou para baixo, senão a própria representação de quem você é.

Em outras palavras, isso pode ser interpretado como uma elevação daquilo que há de mais autêntico e interno a seu respeito, como suas questões espirituais e, até mesmo, seu conhecimento. Neste sentido, você passa por uma elevação daquilo que considera mais fundamental por parte de si.

Percepção de necessidade de atenção para aspectos psicológicos

Pessoas que sentem que precisam cuidar de sua saúde mental de forma mais intensa possuem uma verdadeira tendência de sonhar com estar subindo escada. Nessas situações, o contexto mais comum do sonho é uma situação onde você sente a necessidade de subir a escada.

Em alguns casos, há elementos externos que atrapalham essa jornada. É importante dar atenção a quais são estes elementos, pois eles podem ser a própria representação dos fatores que atrapalham suas emoções, neste momento.

Busca por crescimento profissional

Pessoas que querem crescer profissionalmente costumam sonhar com diversos tipos de símbolos de ascensão. A própria ideia de “crescer” demonstra que a altura é o objetivo. Símbolos como voar de avião, subir escadas e estar no topo de prédios são especialmente comuns nessas situações.