Significado dos Sonhos

Sonhar com estar matando cobra: o que significa?

Uma cobra é, tradicionalmente, a grande inimiga e um risco para todos nós – por isso, sonhar com estar matando cobra, seja uma ou muitas, seja você ou outra pessoa, é algo bastante significativo a respeito de nossos pensamentos.

Obviamente, nem todas as pessoas pensam as mesmas coisas a respeito de cobras. A grande maioria, no entanto, as enxerga como um risco e como algo indesejável. Na maior parte das vezes, a interpretação do imaginário geral sobre cobras é uma perigo, uma representação da dissimulação e da maldade. Sonhar com estar matando cobra, portanto, pode ser uma representação de vitória sobre este tipo de risco, por exemplo.

Durante muito tempo, o significado de cobras em sonhos – algo razoavelmente comum de acontecer – foi estudado por vários psicanalista. Jung e Freud estão entre os nomes conhecidos por gerar símbolos interpretativos para o animal.

Entenda quais são as possíveis interpretações de sonhar com estar matando cobra, e quais os significados mais característicos para o tema:

Interpretações de Freud e Jung

Para dois dos psicanalistas mais famosos da história, a cobra é um ser bastante representativo para nosso imaginário. Para Sigmund Freud, cobras são uma representação fálica, que – portanto – referenciam figuras masculinas. Essas figuras podem ser atrativas ou ameaçadoras, a depender da maneira como você se sente durante um sonho.

Sob uma perspectiva muito menos sexualizada, Carl Jung enxergava as cobras como um sinal de transformação, em função de sua troca de peles, como um ser capaz de renovar-se periodicamente.

Heranças culturais sobre traição

Como você provavelmente já deve saber, a lenda de nossa origem a partir do tronco cultural judaico-cristão conta que a cobra foi o animal responsável por enganar Eva para comer o fruto proibido, levando-a a influenciar Adão.

Ela seria, portanto, a origem dos males que as pessoas enfrentam, a própria representação dos seres e intenções más que espreitam por oportunidades para enganar. Em outras palavras, as cobras são tradicionalmente interpretadas como seres dissimulados, propensos à traição.

Neste sentido, sonahr com estar matando cobra pode ser uma representação de que você está buscando manter-se fiel às suas crenças e valores, sem se deixar levar pelos desejos da cobra.

A morte da cobra como símbolo

Outra característica importante para se levar em consideração sobre o significado deste sonho é compreender a ideia do que representa a morte da cobra, propriamente dita. Os elementos do sonho e, sobretudo, o contexto pela qual sua vida passa neste momento devem servir como sinais sobre qual é o inimigo ou ameaça que você está vencendo ao matar a cobra.

Como um ser tradicionalmente interpretado como indesejável, a cobra pode ser considerada como a principal representação do mal a ser combatido, e sua morte pode refletir tanto a necessidade de matá-la, quanto a percepção de que você já a matou.

Os tipos de cobra

Sonhar com estar matando cobra não trata apenas da cobra como ser abstrato. É relevante considerar o tipo do animal que está sendo morto. Se você matar, por exemplo, uma cobra constritora, como uma jiboia, é possível que isso represente que você sente algo ou alguém “sufocando” você e sua liberdade, e a morte deste animal é uma representação da busca pela retomada do controle.

Uma cobra venenosa pode indicar alguém que é muito nocivo para você, ou alguém que está sempre na disposição para atacar ou trair. Uma pequena cobra de jardim, por sua vez, pode indicar a ideia de alguém ou algo que você sente medo, mas que – na verdade – sabe ser incapaz de causar algum dano significativo em sua vida. Em outras palavras, é necessário compreender que sonahr com estar matando cobra é apenas uma temática de outras características que precisam ser devidamente interpretadas.