Significado dos Sonhos

Sonhar com espírito: o que significa?

Sonhar com espírito é um tipo de temática que assusta a maior parte das pessoas, sobretudo aquelas que tem receios quanto a aspectos relacionados ao “sobrenatural”. É importante considerar, no entanto, que a simbologia de um espírito geralmente é bastante afastada de qualquer perspectiva esotérica, no mundo dos sonhos.

Isso porque um espírito ou um fantasma tende a ser uma representação do passado, algo que retorna de tempos que já se foram para um contexto onde não deveria estar. Não à toa, desenvolvemos expressões como “fantasmas do passado”, fazendo referência a algo saudoso ou a algum tipo de culpa que você nutre.

Neste sentido, é importante avaliar quais das possíveis interpretações são mais coerentes em sua vida. Por um lado, é possível que sonhar com espírito diga respeito à saudade de alguém que já faleceu, ou ao seu medo de manifestações sobrenaturais. Por outro – muito mais plausível – é possível que seja uma referência a eventos, medos e traumas de seu passado.

Confira quais são os prováveis significados de sonhar com espírito:

Saudades de uma pessoa falecida

Se você sonhar com espírito como uma representação de alguém que você conheceu e faleceu, isso normalmente indica que você sente falta dessa pessoa. Trata-se de uma temática especialmente comum em datas especiais que relembram aquele indivíduo em sua vida, ou após momentos em que a pessoa foi mencionada ou relembrada por algum motivo.

Em alguns casos, é possível sonhar com essas pessoas de seu passado em momentos de nostalgia, onde você esteja relembrando os bons tempos em que aquela pessoa estava viva.

Medo de manifestações sobrenaturais

Você provavelmente já passou por aquela desagradável situação na vida de assistir um filme de terror, ou ouvir uma história sobrenatural, e – na mesma noite – sonhar com uma temática completamente relacionada à história em questão, como se estivesse revivendo as características contadas.

Este é um acontecimento bastante comum, e tende a ser muito mais frequente com pessoas que se impressionam ou assustam-se bastante com as histórias relacionadas a fantasmas e aspectos sobrenaturais. A boa notícia, neste caso, é que se trata apenas de uma manifestação de seu medo, e não de algum problema mais grave que seu subconsciente esteja convertendo em algo ainda mais assustador.

Uma mensagem “do além”

Muitas vezes, nossos sonhos servem como um processo de racionalização de aspectos de nossa vida que não conseguimos racionalizar enquanto estamos acordados. A grande vantagem, nesse caso, é que você pode “receber uma mensagem” externa, em vez de precisar admitir que é você quem está pensando naquilo.

Neste caso, sonhar com espírito é uma maneira encontrada por você para refletir sobre algo, sem precisar lidar com o peso de ser o responsável por essas decisões, simplesmente as recebendo de algum ser sobrenatural.

Manifestação de culpa ou arrependimento em sua vida

Na língua portuguesa, utilizamos a expressão “fantasmas do passado” para fazer referência a algo que fizemos em nossa vida e que, com o tempo, volta para assombrar nossas memórias e nosso presente.

Neste caso, trata-se de uma clara manifestação da culpa que sentimos em relação a este episódio em nossa vida. É comum que este tipo de sonho seja representado através da pessoa envolvida naquele episódio na forma de um fantasma. Normalmente, este tipo de sonho ocorre em alguma data ou ocasião em que esse episódio foi relembrado, sugerindo motivos para que ele volte a “assombrar” você.

Pode-se utilizar essa manifestação de seu subconsciente como um alerta de que você precisa fazer alguma coisa para reparar essa situação que retorna para gerar desconforto. Há um claro arrependimento em relação a este fato, e algo precisa ser feito para que você consiga viver sem este trauma, a longo prazo.