Significado dos Sonhos

Sonhar com espelho: qual o significado?

A ideia de sonhar com espelho está, obviamente, envolvida com uma série de possíveis interpretações. Não é difícil imaginar de que maneiras um espelho oferece uma simbologia que é, ao mesmo tempo, densa e variada.

Espelhos refletem nossa imagem, apresentam aspectos de nós mesmos. Aquilo que o espelho reflete é plenamente visível, mas não é algo tangível, dando certo misticismo às suas representações. Além disso, o instrumento permite ter uma visão distinta das coisas: olhar a si mesmo em um espelho, por exemplo, permite enxergar aquilo que as outras pessoas enxergam em nós mesmos – seja em um sentido metafórico ou literal.

Por isso, sonhar com espelho sempre é um assunto muito interessante para a análise dos significados de nossos sonhos. É necessário, no entanto, evitar generalizações: um interpretação só é correta quando associada a aspectos individuais de nossas vidas, pois são estes que colocam as referências e urgências em nosso presente.

Entenda as diferentes interpretações de sonhar com espelho, e quais são os seus significados:

Representação de si mesma

Um espelho reflete aquilo que somos. Em um sentido metafórico de sonhar com espelho, no entanto, é possível que o instrumento seja um indicativo sobre como nós mesmos nos enxergamos, além da maneira como outras pessoas nos enxergam.

Essa é uma simulação do que já acontece na vida desperta. Embora sejamos uma única pessoa, cada indivíduo enxerga nossas características e aspectos de maneiras distintas, levando a interpretações variadas a respeito de uma única pessoa. Um espelho pode auxiliar a demonstrar essa pluralidade, em nossos sonhos.

Metáfora para um portal para uma nova perspectiva

Um espelho permite enxergar o mundo através de uma nova perspectiva. Enquanto normalmente enxergamos tudo ao nosso redor a partir de nossa visão, nossa percepção e nossos olhos, o espelho permite compreender o reflexo do mundo através de pontos diferentes daqueles que são tipicamente nossos.

Este exercício permite uma interpretação muito mais ampla da realidade, e sonhar com espelho pode ser um indicativo de que precisamos mudar a nossa perspectiva. Neste sentido, o sonho pode ser uma percepção de nosso subconsciente que estamos restritos a uma maneira própria de enxergar o mundo, ignorando todas as outras possibilidades – e isso acaba prejudicando a nós mesmos.

Indicativo de que algo que se reflete

Sonhar com espelho pode ser uma metáfora direta para o reflexo – não de uma imagem, mas de um fato, de um  traço ou de uma ação. Em outras palavras, o espelho pode representar as consequências daquilo que fazemos, pois tudo que é dito, feito ou não feito oferece reflexos no futuro.

Este tipo de sonho é especialmente comum entre pessoas que sentem culpa em relação a alguma coisa feita, ou que sentem que uma briga recente foi muito mais pesada do que deveria ter sido, e que isso surtirá efeitos negativos em breve.

Sonhar com espelho como um reflexo de suas ações também pode ser algo positivo, em alguns casos. Isso ocorre principalmente quando você está satisfeita com alguma ação tomada, e sabe que isso resultará em consequências boas.

Sinal de que é necessário cuidar mais de você

Muitas vezes, sonhar com espelho é um reflexo da percepção de nosso inconsciente a respeito de nossas negligências com nós mesmos. Isso não significa, é claro, que seu subconsciente quer que você seja mais vaidosa – ato de dar atenção para si em frente a um espelho geralmente é um indicativo de prestar atenção no próprio corpo, considerar suas necessidades.

Este é um tipo de sonho especialmente comum para pessoas que sentem que sua rotina está muito corrida, ou para aquelas que nutrem a sensação de estarem dedicando todos os seus esforços para outras pessoas sem receber nada em troca. Nestes casos, é bastante recorrente sonhar com espelho como um sinal de que você precisa dedicar mais tempo a essa atenção própria.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!