Significado dos Sonhos

Sonhar com escola: qual o significado?

Para a infelicidade de tantas as pessoas que são traumatizadas com o fato de passaram anos indo à escola quase diariamente, sonhar com escola está entre os temas mais comuns entre os imaginários que habitam nossos sonhos.

Os motivos para isso não são difíceis de entender: durante anos, a escola é elemento central de nossa rotina, e fonte da maior parte das pessoas com as quais convivemos frequentemente. Além disso, durante esse período, há diversas preocupações de aspecto social ou de desafios que são centrais em nossas preocupações.

Por isso, a temática escolar é recorrente tanto para quem ainda está cursando a instituição, quanto para quem já terminou seus estudos básicos a muito tempo – suas referências são poderosas o suficiente para gerar lembranças poderosas.

Entenda quais são as principais interpretações geralmente atribuídas a este tipo de sonho tão comum no imaginário popular:

Um teste a ser feito

Sonhar com escola é algo bastante comum para aquelas pessoas que sentem que precisam passar por um teste importante em breve. Este teste pode ter um caráter tradicional, como um prova de papel propriamente dita, ou como uma provação externa na vida. A ideia de passarmos por provas é diretamente associada à escola, o que faz com que imaginemos este cenário de forma mais regular.

Algo a ser aprendido

Outra noção comumente ligada ao ambiente escolar é a ideia de que há algo para ser aprendido por lá. Por isso, não é nada surpreendente ligarmos a ideia de aprendizado à escola. Por isso, se você sente existir algo que você precisa aprender em breve, por qualquer que seja o motivo, sonhar com escola é um cenário que traduz essa sensação.

Obviamente, neste caso, há elementos externos que auxiliam na interpretação. Geralmente a sensação de aprendizado escolar está ligada à presença de alguém na posição de professor – possivelmente ocorrendo em uma sala de aula, por exemplo.

Nostalgia ou representação de infantilidade

Outro cenário comum para que alguém sonhe com sua escola após anos de distância pode ser, simplesmente, a sensação de nostalgia em relação ao período em questão. Em muitos casos, a escola deixa de representar o compromisso doloroso da infância, para representar justamente o oposto: a falta de compromissos quase total que um criança possui em sua vida.

Além disso, a sensação de nostalgia pode dizer respeito a pessoas do passado, que faziam parte daquele cenário escolar e saíram de sua vida, ou simplesmente de experiências tipicamente atribuídas a este período.

Em alguns casos, a colocação de si mesmo dentro de um escola durante o sonho, executando as atividades típicas desde cenário (como ir às aulas, fazer provas, cumprir horários) pode representar uma sensação de infantilidade em relação ao seu estado de vida atual. O mesmo pode ser aplicado a sonhos com outras pessoas na escola.

Tipos de escola em um sonho

Ao sonhar com escola, você pode incluir uma série de cenários escolares distintos, que variam de acordo com a maneira que você enxerga a situação. No caso de uma escola de educação fundamental, por exemplo, em séries iniciais, é mais provável que você esteja relacionando a questão da idade e do passado de forma mais intensa.

Em um período mais avançado, como no ensino médio, é comum que os sonhos estejam mais relacionados a aprendizados, experimentações, ou – até mesmo – a uma nostalgia contrária à sensação de envelhecimento. Neste caso, pode ser a representação de um desejo da manutenção da juventude.

Representações entre alunos e professores

Sonhar com escola também é um sonho sobre seus personagens. Na maior parte das vezes, há duas categorias que podem definir os protagonistas destes sonhos: professores e alunos. A menos que você tenha seguido carreira como professor ou professora, é provável que os alunos representem você, as suas emoções e anseios.

O professor, por sua vez, é aquele que auxilia a guiar e apontar um rumo. É a representação de alguém iluminado que busca ensinar coisas que você ainda não sabe.