Significado dos Sonhos

Sonhar com escada quebrada: qual o significado?

Sonhar com escada quebrada faz parte daquele grupo de sonhos que pode ser interpretado com uma infinidade de significados distintos, a depender de suas referências, preocupações e contexto de vida.

Normalmente, divide-se a interpretação deste tipo de sonho através de alguns eixos distintos. Em primeiro lugar, há a perspectiva da escada como um instrumento para “subir na vida”, e o fato de estar quebrada como um símbolo da estagnação atual pela qual você passa. Além disso, a escada pode representar uma parte de seu caminho, e seu atual estado indica as dificuldades para que você consiga seguir em frente.

Com base nestes dois eixos centrais, pode-se obter uma série de interpretações distintas, que auxiliam a compreender seu atual estado emocional de vida. Entre essas interpretações, destacam-se:

Incapacidade de subir em sua vida

A escada é, tradicionalmente, um símbolo de elevação. Quando há uma perspectiva de uso da escada para atingir um outro patamar em seu sonho – seja uma casa, uma árvore ou qualquer outro lugar que você deseje subir, entende-se que sonhar com escada quebrada representa a sua frustração, o sentimento de parecer nunca conseguir conquistar esse novo passo tão desejado em sua vida.

Normalmente, este tipo de sonho afeta pessoas que desejam muito melhorar seu patamar de vida – especialmente na perspectiva profissional – mas parecem sempre encontrar seus caminhos bloqueados.

Dificuldade de elevar seu conhecimento ou espiritualidade

Além das questões profissionais e mais relacionadas à realidade de sua vida desperta, é possível que sonhar com escada quebrada representa a sua frustração de crescimento e elevação em questões mais particulares – sobretudo no que diz respeito a questões de fé, espiritualidade e conhecimento.

Neste sentido, a escada quebrada representa a dificuldade de continuar atingindo patamares mais altos, como uma ideia de que você parece ter “empacado” em sua jornada de aprendizado.

Uma fase de má sorte que está prestes a acabar

Se, durante o seu sonho, você passou sob a escada, é provável que este item seja uma representação da má sorte que você está vivendo, atualmente. Nesse sentido, se você sonhar com escada quebrada e tiver certeza de que aquela escada é a “origem” da sua falta de sorte, é provável que o seu sonho indique justamente o oposto do azar, sugerindo que a fase ruim de sua vida já passou.

Indicativo de que você sente estar preso (a) em uma mesma etapa de sua vida

Não é difícil imaginar como a associação entre sonhar com escada quebrada e a frustração de uma vida que simplesmente não parece sair do lugar é natural. Se subir é o movimento que tipicamente associamos ao sucesso e ao crescimento, a falta de uma escada sugere que você está preso em uma mesma etapa de sua vida, sem os instrumentos necessários para avançar.

Se você costuma sonhar com essa temática de maneira muito frequente, é importante considerar a possibilidade de o sonho representar o quanto você tende a externalizar a culpa das dificuldades que são apresentadas em sua vida. Por vezes, o sonho serve como uma alerta para “denunciar” o seu comportamento nocivo de não assumir as responsabilidades pelos problemas em seu cotidiano.

Representação de caminhos muito difíceis de serem percorridos em sua vida

Se seu sonho sugere que você precisa subir em um certo local, mas simplesmente parece não haver uma escada disponível para isso, é provável que isso represente o quanto suas conquistas parecem difíceis de ser alcançadas em sua vida atual. O fato de você conseguir ou não driblar o problema, neste caso, representa o quanto você se sente confiante para superar tais desafios.

Sonhar que a escada quebra enquanto você a sobe

Se você sonhou que a escada quebrou enquanto você subia, é provável que essa seja uma representação metafórica de um episódio recente de sua vida, durante o qual pensava estar conquistando novas etapas na vida, mas acabou se frustrando durante essa transição.