Significado dos Sonhos

Sonhar com enterro: o que significa?

Sonhar com enterro geralmente rememora momentos não muito agradáveis da vida de alguém. De forma geral, sem entrar nas possíveis metáfora representadas por essa temática, é possível que sonhar com enterro diga respeito à duas perspectivas relacionadas à vida e à morte: a primeira é a lembrança de alguém que já morreu; a segunda é o medo da perda de alguém querido – ou, até mesmo da própria morte.

Na grande maioria das vezes, no entanto, sonhar com enterro não diz respeito a algo literal. Como você já deve saber, quase tudo apresenta um significado metafórico distinto no mundo dos sonhos, e os enterros não fogem dessa regra.

Normalmente, as interpretações de sonhar com enterro são ligadas a algo, algum aspecto, relacionamento, projeto ou característica da vida que deixou de existir. A morte, neste sentido, apresenta a característica da descontinuidade, da não existência.

É por isso que mesmo que seu sonho apresente uma pessoa efetivamente morte, é mais seguro iniciar a interpretação a partir do que aquela pessoa representa para você, do que pela ideia de que você teme sua morte. Entenda quais são essas principais perspectivas de análise, e quais são as outras formas de entender o que significa sonhar com enterro:

Término de um relacionamento

Uma das causas mais comuns para sonhar com enterro está relacionada à ideia de um namoro ou casamento que terminou. Em outras palavras, o enterro é a representação daquilo que não existe mais. Normalmente, essa situação acontece especificamente quando você já parece aceitar que o relacionamento acabou de vez, e que não há nada mais a ser vivido com aquela pessoa.

Para muitos, sonhar com enterro do ex ou da ex é algo que só acontece muito tempo depois do término, quando a situação finalmente foi superada.

Emoções que você quer enterrar

Há muitas emoções que são realmente incômodas em nossas vidas. Por vezes, em vez de lidarmos da melhor maneira possível com elas, nosso desejo é simplesmente enterrá-las em algum local profundo de nossa inconsciência para que nunca mais sejam um problema.

Sonhar com enterro de alguém com quem você brigou recentemente, com alguém de um relacionamento antigo, com antigos chefes ou desafetos pode ser a representação do quanto você deseja superar este tipo de problema e, sobretudo, a sensação que este tipo de problema traz para você.

Possibilidade de seguir em frente

Muitas vezes, sonhar com enterro representa um término definitivo. Trata-se da determinação psicológica de que você não acredita que tenha algo a ser vivido em relação àquilo. Pode ser uma referência a um relacionamento, um trabalho, uma amizade, ou qualquer outro aspecto de sua vida que seja representado pela pessoa sendo enterrada.

Saudades ou luto

Em alguns casos – embora sejam significativamente mais raros que as perspectivas metafóricas anteriores – é possível que sonhar com enterro de alguém que já partiu seja uma manifestação de saudade em relação a essa pessoa.

É um tipo de sonho especialmente comum para quem vivenciou alguma situação que lembrava aquela pessoa falecida por algum motivo. Se a pessoa em questão ainda está viva, mas você não a vê com frequência, a situação pode ser um misto de saudade e preocupação de perder momentos com essa pessoa – circunstância característica da distância.