Significado dos Sonhos

Sonhar com doce: o que quer dizer?

Normalmente ligamos a ideia de sonhar com doce a coisas boas, recompensadoras e felizes em nossa vida. Algo doce nos dá prazer, é bom de ser consumido e, para além disso, serve como uma excelente recompensa para algum tipo de esforço realizado em nossa vida desperta.

No caso das interpretações de sonhar com doce como algo metafórico, a forma de compreender seu significado não é assim tão diferente. Para a maior parte das pessoas, sonhar com doce representa algo bom, recompensador. Alguém que não pode comer doces, por outro lado, pode interpretar este sonho como uma referência às tentações da vida.

Por isso, é importante reunir os aspectos tradicionalmente atribuídos a sonhar com doce aos aspectos particulares – suas referências, sua relação com doces, seus gostos pessoais e, até mesmo, eventuais preocupações de saúde com o assunto. Isso permitirá uma análise muito mais profunda ao sonho, oferecendo uma visão mais clara sobre o que ele possivelmente diz para você.

As principais interpretações sobre sonhar com doce são:

Alguém com o comportamento doce

Se você sonha com alguém que oferece doces para você, está comendo um doce ou é, de alguma forma, associada a algum tipo de doce, é possível que essa seja uma referência linguística ao comportamento daquela pessoa. Na língua portuguesa, dizemos que uma pessoa é doce para indicar um comportamento agradável, de convívio tranquilo e maneiras suaves.

Caso você tenha algum problema com doces – como diabetes, por exemplo – é possível que a associação ao comportamento dessa pessoa seja a de tentação. É comum que pessoas com este tipo de problema associem o doce a outros tipos de tentação – como a sexual, quando já se vive um relacionamento.

Recompensa por algo feito

Outra característica muito comum no consumo de doces é o seu uso como uma recompensa. Você provavelmente já fez isso ao menos uma vez na vida: após estudar, fazer atividades físicas ou entregar algo dentro do prazo, “permitiu-se” comer um chocolate ou algum outro doce que goste muito.

Trata-se de um processo de recompensa por esforço muito comum para gratificação. Por isso, ao sonhar com doce como uma recompensa por algo realizado durante o sonho, é o indicativo de que aquela ação realizada é importante o suficiente para você para merecer uma indulgência.

Em outras palavras, este tipo de sonho não é sobre os doces ou o prazer que geram, mas sobre a importância da ação que você realizou para merecer a recompensa. O doce é apenas um indicativo de sua importância.

Indicativo de que você deve dar mais atenção ao próprio prazer

É muito comum alguém sonhar com doce em momentos de muito estresse ou de privação de aspectos como o sono, a boa alimentação e atividades de descanso. Neste caso, trata-se de uma compensação imaginária de algo que está faltando em sua vida desperta.

Nestes períodos de maior pressão e exigência (especialmente em cunho profissional), é comum negligenciarmos nossos momentos de lazer ou saúde em prol da realização de tarefas complicadas. Este tipo de sonho é um alerta a respeito do quanto você está negligenciando estes aspectos, a ponto de sonhar com um prazer tão simples enquanto dorme por falta de sua realização durante o cotidiano.