Significado dos Sonhos

Sonhar com discussão: o que quer dizer?

Sonhar com discussão é, na maior parte das vezes, o reflexo de algum tipo de relação conflituosa – seja com outra pessoa ou com algo representado por alguém – de seu dia a dia. Muitas pessoas interpretam incorretamente este tipo de sonho ao pensar que sonhar com discussão precisa representar alguma discussão que você teve de fato em seu passado recente.

Na verdade, sonhar com discussão é um reflexo de qualquer conflito: ele pode ser até mesmo interno, tratando de questões pessoais que você considera colidirem. Outras tantas vezes, a discussão pode representar o conflito entre duas escolhas que estão desenhadas em sua vida desperta, sem ter nenhuma relação com outras pessoas.

Por isso, mais do que tentar encaixar essa discussão em um embate que você teve com alguém, é importante compreender o que ela representa em sua vida – quais são as situações em que duas ou mais ideias opostas estão conflitando? Quais decisões precisam ser tomadas? Que ideias incomodam você em seu dia a dia? Que sentimentos internos parecem ir de encontro entre si, em sua vida? Quais pessoas você sente que precisa enfrentar para resolver uma certa situação?

A resposta para essas perguntas é a base que você precisa para entender o que sonhar com discussão quer dizer para você, utilizando as principais interpretações tradicionais para o significado deste sonho:

Representação de um conflito interno mal resolvido

São inúmeras as vezes em que sonhar com discussão representa um conflito interno que você não parece conseguir resolver. Sentimentos conflitantes nutridos sobre alguém, decisões importantes ou, até mesmo, crenças que parecem mudar podem gerar este cenário de discussão. Trata-se de uma expressão de seu inconsciente que este assunto precisa ser debatido e definido corretamente.

Indicativo de alguém com quem você não concorda

Se é você quem participa da discussão, é possível que ela represente discordâncias ou problemas que você tenha em relação a uma pessoa. Muitas vezes, este sonho acontece quando você deixou de falar algo que considerava importante para demonstrar sua discordância. O sonho assume, neste caso, um aspecto de expressar uma ideia reprimida que incomodou você por algum motivo.

Uma ideia que incomoda você que precisa ser combatida

Assim como na interpretação anterior há a presença de uma ideia que é claramente incômoda, mas você deixou de expressar sua discordância, é possível que algo que incomoda você não venha especificamente de uma pessoa.

Há situações em que a discussão representa simplesmente o seu incômodo em relação a algo abstrato – é uma expressão de seu próprios sentimentos em relação a alguma coisa, determinando que você ainda está de acordo com seus ideias mais relevantes, e que essas causas seguem sendo refletidas por você.

Decisões difíceis de serem tomadas

A relação dialética de uma discussão – que consiste em colocar elementos distintos em conflitos para obter um síntese final sobre uma posição – faz com que sonhar com discussão seja uma temática frequente para quem está prestes a tomar alguma decisão importantes.

Nestes casos, é comum que o sonho auxilie a misturar o lado racional com as emoções que insistimos em não considerar na hora de uma escolha, auxiliando você a entender qual é o caminho que pretende tomar.

Mudanças na sua personalidade

Muitas vezes, sonhar com discussão pode representar que ideias que você mantém na atualidade estão subjugando antigos pensamentos. Neste caso, geralmente há a discussão entre outras pessoas que representam essas ideias, em alguma medida.

Normalmente, a pessoa que parece ter mais razão, ou aquela que você apoia durante a discussão representa quais são as ideias com a quais você pretende se comprometer.

Em alguns casos, quando essas mudanças afetam antigos valores, a pessoa de quem você discorda pode estar representada por alguém de sua família. É possível que essa presença reflita até mesmo uma certa culpa que você sente em relação a essas mudanças em sua vida.