Significado dos Sonhos

Sonhar com dentes caindo

Sonhar com dentes caindo obviamente não representa algo positivo para a pessoa que está sonhando. Isso não significa, no entanto, que todas as pessoas possam interpretar este sonho da mesma maneira: há diferentes formas de associar os dentes de um sonho à realidade desperta.

Dentes podem representar desde seu correspondente físico na vida real, até metáforas relacionadas a interações sociais, palavras, beleza e saúde.

Por isso, é útil conferir quais são as principais interpretações de sonhar com dentes caindo, e qual delas está mais próximas à sua realidade e ao seu contexto específico:

Os significados de sonhar com dentes caindo

Há basicamente três grandes significados associados à queda de dentes, cada um com um conjunto de variações internas. Sonhar com dentes caindo pode dizer respeito a eventuais inseguranças frente a outras pessoas, à representação daquilo que falamos ou a questões físcias, como dores reais ou sentimento de envelhecimento.

Insegurança social

Possivelmente, a forma mais comum de sonhar com dentes caindo esteja relacionada à insegurança, especialmente em frente a públicos. Os dentes são, em grande medida, parte de nossa identidade física frente às pessoas.

Nosso sorriso, nossa aparência e, até mesmo, o nível de cuidado sobre nosso próprio corpo, estão relacionados à aparência e aos cuidados de nossos dentes. Por isso, sonhar com dentes caindo pode estar diretamente relacionado às preocupações sobre como somos aceitos, rejeitados ou enxergados na sociedade. É especialmente comum com pessoas ansiosas ou com pânico de grandes públicos.

Arrependimento de palavras ditas

Os dentes podem representar metaforicamente nossas palavras. Estão em nossa boca, e influenciam – como demonstrado logo acima – nossa repercussão social. Por isso, é comum sonharmos que nossos dentes estão caindo depois de uma discussão agressiva, ou da troca de palavras pouco cordiais com alguém.

Dentes caídos, assim como palavras ditas, não podem ser recuperados ao seu estado original. A violência dessas palavras pode ser tanta que resulta em uma forma de ilustrar visualmente essa agressão em nossa boca.

Medo de ser romanticamente rejeitado

Outra causa comum para sonhos relacionados à queda de dentes é a ideia de rejeição romântica. Não é nenhum ponto a ser discutido que pessoas sem dentes são menos atraentes, de maneira geral – tratando-se inclusive de uma predisposição genética a buscar por uma pessoa visivelmente saudável para reprodução.

Por isso sonhar com dentes caindo pode ser algo relacionado à insegurança das pessoas em relação à própria vida amorosa. Trata-se do sentimento próprio de perceber-se pouco atrativo ou pouco atrativa.

Dor nos dentes enquanto dorme

Outra causa comum de sonhos deste tipo é que ele seja um reflexo de dores físicas reais enquanto você está dormindo. É muito comum que quando você sente dores nos dentes – seja por apertar demais os maxilares enquanto dorme, seja por questões de saúde – essa dor seja diretamente refletida no sonho que você está tendo, sem uma causa emocional específica.

Medo da velhice

Sonhar com dentes caindo pode ser diretamente associado a um dos principais ícones do passar do tempo em nossa sociedade: a queda dos dentes em pessoas mais velhas. Neste sentido, o sonho pode representar seu próprio medo em relação ao envelhecimento e todos os seus efeitos em seu corpo.